Tux é o mascote do Linux, sistema operacional de código aberto preferido por administradores de sistemas, desenvolvedores e entusiastas. Ele é um verdadeiro símbolo da marca e adorado pelos usuários, pois simboliza liberdade, criatividade e independência.
O sucesso do mascote é tão grande que ele já esteve presente em diversos jogos. Além disso, ele é um alvo fácil em relação ao licenciamento, já que os desenvolvedores não têm a necessidade de pedir permissão de uso, nem de lidar com problemas nesse sentido.
4 jogos com Tux, o mascote do Linux, para você jogar e se divertir
Quer jogar alguns jogos onde o Tux aparece? A seguir, o Olhar Digital traz uma lista com 4 opções excelentes para você se divertir em sua casa. Continue a leitura e confira!
1. SuperTux

Uma das opções de jogos mais tradicionais do Linux, o “SuperTux” é um game que traz o mascote em uma missão de resgate após ter a namorada Penny sequestrada pelo vilão Nolok.
O game foi lançado no início dos anos 2000 e tem código aberto, o que ajudou na sua popularização e evolução ao longo dos anos, tendo gráficos que foram aprimorados, diversas expansões e novos recursos.
Sua jogabilidade é inspirada nos jogos 2D da franquia “Mario”. Entre as suas ações no jogo estão pisotear inimigos, pegar power-ups de blocos, levar o Tux a fases de rolagem lateral e coletar moedas. Vale destacar que os power-ups permitem que o Tux cresça, atire bolas de gelo ou de fogo e até fique invisível por um tempo limitado.
O game é totalmente gratuito, podendo ser baixado e compartilhado. No site supertux.org você encontra diversos links para download.
Leia mais:
- 5 coisas que você pode fazer no Linux e não no Windows
- Por que o Linux é tão amado? Reunimos alguns motivos para explicar
- 5 coisas que dá para fazer no Linux, mas não no Windows ou MacOS
2. SuperTuxKart

Ainda inspirado na franquia “Mario”, o “SuperTuxKart” possui grandes semelhanças com o “Mario Kart”. Nele, o Tux deve assumir o volante de um veículo para combater diversos outros mascotes de código aberto, com nomes como daemon vermelho do BSD e Wilber do GIMP.
O game é repleto de pistas coloridas para você se divertir, como terras de doces, montanhas geladas e ruínas antigas. Nelas, é possível enfrentar vários perigos e explorar as habilidades de Tux, como soltar armadilhas, lançar mísseis e obter um impulso de velocidade para se manter à frente do grupo.
No decorrer dos anos, SuperTuxKart recebeu vários tipos de modos extras, como futebol de kart e arenas de batalha. O jogo está disponível em PCs Linux:
- Debian/Ubuntu
sudo apt install supertuxkart - Fedora
sudo dnf install supertuxkart - Arch Linux
sudo pacman -S supertuxkart
Ele também pode ser encontrado e baixado para celulares Android e em computadores com Windows ou macOS. No site do game de corrida também há os links de download para Linux, Windows, macOS e Android.
3. Tux Typing

Este é um jogo educativo que utiliza o mascote do Linux para tornar a prática da digitação mais divertida, ajudando jovens e adultos a aprimorar essa habilidade.
“Tux Typing” tem uma jogabilidade simples e inteligente. Nele, palavras e letras caem do céu e, então, é necessário digitá-las rapidamente antes que toquem o chão. Quanto mais ágil você for, mais pontos faz.
O game pode ser baixado gratuitamente para computadores com Windows e macOS, além do Linux por meio do site flathub.org ou com os comandos abaixo:
- Ubuntu/Debian
sudo apt install tuxtype - Fedora
sudo dnf install tuxtype - Arch Linux
yay -S tuxtype
4. Pingus

“Pingus” é um jogo que exige bastante estratégia do jogador para fazer com que uma horda de pinguins chegue ao iglu sãos e salvos e que ainda vem com uma peculiaridade: a sua contribuição é dar tarefas para os pinguins passarem de nível, sem os controlar de forma direta.
A jogabilidade do game traz funções como construir pontes, cavar ou bloquear caminhos. Isso vai auxiliar os pinguins a não caírem em armadilhas e ultrapassar obstáculos, fazendo-os chegar à saída de forma segura. Porém, vale salientar que as suas ações são limitadas. Dessa forma, faça as suas escolhas de forma inteligente e estratégica.
“Pingus” ainda traz diferentes cenários, levando o jogador a desertos, regiões nevadas e florestas. O game pode ser encontrado gratuitamente para download na internet para computadores Windows e macOS. Além disso, ele roda no Linux:
- Ubuntu/Debian
sudo apt install pingus - Fedora
sudo dnf install pingus - Arch Linux
sudo pacman -S pingus
O post É fã de Linux? Veja 4 jogos com Tux, o mascote do sistema operacional apareceu primeiro em Olhar Digital.