Home Variedade Celulares Android conseguirão identificar fotos e vídeos gerados ou modificados com IA

Celulares Android conseguirão identificar fotos e vídeos gerados ou modificados com IA

by Fesouza
2 minutes read

O novo chipset Snapdragon 8 Elite Gen 5, que estará presente em diversos smartphones Android, vai trazer um recurso inédito para lidar com o conteúdo digital manipulado por inteligência artificial: uma marca d’água invisível. 

A novidade será aplicada em fotos e vídeos que passarem por qualquer nível de retrabalho com IA — desde edições pontuais, até remoções, adições ou geração totalmente sintética.

A função é viabilizada pela biblioteca de mídia da Truepic, especialista no setor, e segue o padrão estabelecido pela Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA). 

Com isso, imagens e vídeos podem ser assinados criptograficamente no momento da captura e verificados depois, oferecendo ao usuário uma forma de distinguir o que é autêntico do que foi gerado artificialmente.

snapdragon-8-elite-gen-5-anunciado
O Qualcomm Snapdraogn 8 Elite Gen 5 poderá imprimir uma marca d’água invisível em fotos e vídeos modificados por IA. (Fonte: Qualcomm/Reprodução)

Como funciona a integração

A parceria com a Truepic permitirá que fabricantes e desenvolvedores adicionem suporte nativo às credenciais de conteúdo da C2PA. Dessa forma, qualquer mídia retrabalhada terá a assinatura invisível impressa diretamente no resultado final, sem interferir na visualização ou no uso da imagem ou vídeo.

Apesar da implementação, o recurso não será obrigatório: a adesão dependerá das fabricantes de dispositivos. Até o momento, a Qualcomm confirmou que ao menos uma empresa já embarcou na novidade, mas não revelou qual. Isso significa que, por enquanto, a presença da marca d’água não será garantida em todos os modelos com o Snapdragon 8 Elite Gen 5.

O lançamento reforça um movimento maior da indústria em busca de meios para rastrear e autenticar conteúdo digital. Entre os exemplos já disponíveis está o SynthID, sistema do Google que insere marcas d’água invisíveis em todas as imagens geradas pelas ferramentas de IA da empresa.

Com o novo chipset da Qualcomm, a expectativa é que a certificação e rastreabilidade de mídias artificiais se tornem cada vez mais acessíveis — desde que as fabricantes de smartphones adotem a solução.

Quer acompanhar de perto as novidades em chips, inteligência artificial e tecnologia móvel? Continue lendo o TecMundo e siga nossas redes sociais para não perder nada.

You may also like

Leave a Comment