Prevista para estrear no início do próximo ano, a série Galaxy S26 da Samsung deve apresentar algumas mudanças no design e também na nomenclatura, além de trazer novidades nas especificações. No entanto, um quesito pode não contar com modificações significativas: as câmeras.
Detalhes da ficha técnica da próxima geração do smartphone premium da gigante sul-coreana foram vazados pela agência de notícias ETNews na terça-feira (30). E as informações não empolgaram muito no aspecto fotográfico, principalmente em relação a duas versões da linha com estreia especulada para janeiro de 2026.

Versões que não devem receber atualizações
De acordo com o vazamento, a variante “básica” da nova geração, que deve passar a ser chamada de Galaxy S26 Pro, manterá praticamente o mesmo conjunto fotográfico utilizado no Galaxy S25 padrão, lançado em janeiro deste ano. Caso o rumor se confirme, a configuração do modelo de entrada da linha será o seguinte:
- Câmera principal: 50 MP;
- Câmera ultrawide: 12 MP;
- Câmera telefoto: 10 MP com zoom óptico de 3x;
- Câmera frontal: 12 MP.
Trata-se do mesmo conjunto de lentes em uso desde a linha Galaxy S23, lançada em 2023, como lembra o Smartprix. Esse tipo de estratégia não é novo, mas se espera ao menos alguma atualização nos sensores, pois os concorrentes têm feito mudanças.
Modelo mais parrudo da série, o Galaxy S26 Ultra deve seguir o mesmo caminho, como aponta o relatório, incluindo a manutenção do sensor primário ISOCELL HP2 de 200 MP, embora não esteja claro se a lente telefoto secundária de 10 MP continuará em uso. A configuração especulada é:
- Câmera principal: 200 MP;
- Câmera ultrawide: 50 MP;
- Câmera telefoto: 50 MP com zoom de óptico de 5x;
- Câmera telefoto secundária: 10 MP com zoom óptico de 3x;
- Câmera frontal: 12 MP.
Devido à ausência de mudanças importantes de hardware nessas versões, é possível que a Samsung aposte em recursos de inteligência artificial e melhorias no processamento de software para uma experiência otimizada no registro de fotos e vídeos.

Galaxy S26 Edge pode ser o único com câmera atualizada
Já o terceiro integrante da próxima geração da série Galaxy S possivelmente será o único com alguma mudança no conjunto fotográfico. Conforme a reportagem, o celular ultrafino da Samsung não trará uma câmera dedicada para zoom, assim como em sua estreia, este ano, mas um dos sensores deve apresentar um update interessante.
A alteração especulada é para a câmera ultrawide, que passaria dos atuais 12 MP para 50 MP de resolução. Já a câmera principal de 200 MP e a lente de selfie de 12 MP continuarão as mesmas no Galaxy S26 Edge, que deve assumir o lugar da versão Plus a partir de 2026.
Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando mais novidades sobre a série Galaxy S26 e outros celulares no TecMundo.