Home Variedade Degelo na América do Norte elevou os mares na última era glacial

Degelo na América do Norte elevou os mares na última era glacial

by Fesouza
4 minutes read

Pesquisadores descobriram que, durante a última era glacial, os mantos de gelo da América do Norte foram mais influentes no aumento do nível do mar do que se pensava. A descoberta foi publicada na revista científica Nature Geoscience na última quinta-feira (9).

Por décadas, cientistas acreditaram que a Antártida teve uma contribuição maior durante a última era do gelo, entre 8 e 9 mil anos atrás. No entanto, o novo estudo revela o oposto: o derretimento da massa congelada da América do Norte elevou em mais de 10 metros o nível do mar, enquanto a Antártida teve um papel menor.

“Isso exige uma revisão significativa do histórico de derretimento durante esse intervalo de tempo. A quantidade de água doce que entrou no Oceano Atlântico Norte foi muito maior do que se acreditava, o que tem várias implicações”, disse Torbjörn Törnqvist, coautor do estudo e professor de geologia na Universidade de Tulane, em um comunicado.

Gelo da Groenlândia derretendo
Gelo da Groenlândia derretendo devido às mudanças climáticas. (Imagem: NASA ICE)

Sedimentos revelaram o passado da Terra

O Atlântico Norte tem um papel fundamental no clima da Terra. Com poderosas correntes oceânicas, como a Corrente do Golfo e a Deriva do Atlântico Norte, ele participa principalmente da regulação climática da Europa e de parte da América.

Estudos atuais revelaram que esses fluxos podem estar enfraquecendo devido ao derretimento da Groenlândia. Isso levaria a um resfriamento drástico no continente europeu e alterações do padrão de chuvas na Amazônia. O novo artigo revelou que esses sistemas eram mais resilientes no passado, o que colabora com as atuais pesquisas.

Para reconstruir milênios de história oceânica, a pesquisadora Lael Vetter, membro da equipe e pós-doutoranda em Tulane, coletou sedimentos milenares preservados ao lado do Rio Mississipi, nos EUA. Ao datar esse material por carbono-14, ela reconstruiu a situação do nível do mar há mais de 10 mil anos.

Degelo na América do Norte elevou os mares na última era glacial
Perda de gelo no Hemisfério Norte nas últimas décadas. (Imagem: NASA/Goddard Scientific Visualization Studio)

A partir desse trabalho, a doutora em geologia Udita Mukherjee combinou os resultados obtidos por Vetter com dados do nível do mar da Europa e do Sudeste Asiático. Os resultados mostraram uma diferença notável nas taxas de elevação do oceano. Segundo a equipe, apenas um derretimento de gelo maior na América do Norte poderia explicar essa situação.

“Ampliar nosso foco para além da América do Norte e da Europa, incluindo dados valiosos e de alta qualidade do Sudeste Asiático, foi fundamental para esta pesquisa. Ao adotar uma perspectiva verdadeiramente global nos estudos climáticos, podemos aprimorar nossa compreensão e trabalhar juntos em prol de um futuro sustentável”, concluiu Mukherjee.

O post Degelo na América do Norte elevou os mares na última era glacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment