Home Variedade Nobel de Economia: trio vencedor explicou crescimento econômico impulsionado pela inovação

Nobel de Economia: trio vencedor explicou crescimento econômico impulsionado pela inovação

by Fesouza
4 minutes read

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta segunda-feira (13) que os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2025 foram os pesquisadores Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt. O trio foi reconhecido pela “explicação do crescimento econômico impulsionado pela inovação”.

Eles dividirão um valor de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,4 milhões). Metade vai para Mokyr e a outra metade para Aghion e Howitt.

Nobel de Economia: trio vencedor explicou crescimento econômico impulsionado pela inovação
Trio foi reconhecido por estudos sobre destruição criativa (Imagem: Academia Real das Ciências da Suécia/Reprodução)

Prêmio Nobel de Economia 2025 vai para estudo sobre crescimento econômico

A Academia responsável pelo Nobel explicou o motivo do prêmio:

Nos últimos dois séculos, pela primeira vez na história, o mundo viu um crescimento econômico sustentado. Isso tirou um grande número de pessoas da pobreza e lançou as bases de nossa prosperidade. Os laureados deste ano em ciências econômicas, Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, explicam como a inovação fornece o ímpeto para mais progressos.

Segundo a instituição, as pesquisas mostraram como conflitos econômicos devem ser tratados de forma construtiva. Do contrário, a inovação ficará restrita a algumas empresas e grupos de interesse.

Já de acordo com John Hassler, presidente do Comitê do prêmio em ciências econômicas, o trabalho dos vencedores mostra como o crescimento econômico não é garantido e que “devemos defender os mecanismos subjacentes à destruição criativa, para que não caiamos na estagnação”.

Quem são Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt

Joel Mykor foi reconhecido por metade dessa contribuição. Nascido na Holanda, ele é doutor pela Universidade de Yale e professor na Universidade Northwestern em Illinois, nos Estados Unidos. As pesquisas de Mykor identificaram os mecanismos por trás do crescimento sustentado impulsionado pela tecnologia. Ele também destacou a importância da sociedade estar aberta a novas ideias e mudanças em prol do progresso, algo que, segundo a Academia Sueca, não era algo compreendido na Revolução Industrial.

A outra metade do prêmio foi para Philippe Aghion e Peter Howitt.

Aghion é francês, doutor pela Universidade de Harvard e professor na London School of Economics and Political Science, Reino Unido. Howitt ´canadense, doutor pela Northwestern University e professor na Brown University.

A dupla também estudou as causas do crescimento sustentado. Nesse caso, eles criaram um modelo matemático para a chamada destruição criativa, quando inovações e tecnologias substituem produtos e modelos de negócios menos eficientes. Eles concluíram que esse processo inovador é criativa, mas também destrutivo, pois prejudica aqueles que não acompanham o progresso.

Nobel de Economia: trio vencedor explicou crescimento econômico impulsionado pela inovação
Nobel de Economia começou em 1968 (Imagem: superjoseph / Shutterstock.com)

Nobel de Economia existe há décadas

  • O Nobel de Economia começou em 1968;
  • Naquele ano, uma doação da Fundação Nobel homenageou o 300º aniversário do Banco da Suécia;
  • Os vencedores do ano passado foram o trio Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson, pelas pesquisas sobre a diferença na prosperidade das nações.

O post Nobel de Economia: trio vencedor explicou crescimento econômico impulsionado pela inovação apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment