Os anúncios do Google estão mudando. Segundo o 9to5Google, os resultados dos links patrocinados receberão menos tempo de tela na próxima atualização do sistema. Por outro lado, eles se tornarão muito mais visíveis.
Uma postagem no blog do Google explica que os anúncios serão agrupados sob um único rótulo, chamado “resultados patrocinados”, que ficará visível enquanto o usuário rolar a tela.

Resultados devem se destacar da busca orgânica
Atualmente, o Google identifica anúncios pagos com a palavra “patrocinado” em cada resultado. Com a atualização, esse rótulo ficará maior e mais visível por mais tempo.
Outra novidade é que os usuários poderão ocultar os anúncios, mantendo-os recolhidos sob o mesmo rótulo. Segundo o Google, o objetivo é que as pessoas reconheçam e naveguem pelos anúncios com mais facilidade.
Leia mais:
- Google diz que proibição de redes sociais para crianças é ‘difícil de aplicar’
- Reino Unido enquadra Google sob novas regras antitruste
- Google libera plano baratinho para quem quer usar IA no dia a dia
A empresa afirma que o novo design não altera o tamanho dos anúncios, que continuam limitados a quatro por página.

Além disso, recentemente, o Google lançou a opção de adicionar fontes preferenciais para resultados mais personalizados no carrossel de Notícias Principais.
Google quer facilitar a navegação, mas sem perder o foco nos anúncios
O Google, com o passar dos anos, procurou deixar os anúncios pagos cada vez mais parecidos com os resultados da busca orgânica, lembra o The Verge. Com essa atualização, a empresa busca facilitar a navegação, permitindo ao usuário manter apenas os resultados orgânicos, mas sem prejudicar os anúncios, que só poderão ser ocultados depois de rolar toda a página.
Entenda como serão as mudanças:
- Introdução do botão “ocultar resultados patrocinados”;
- Os resultados patrocinados se tornarão mais visíveis e destacados, separados dos resultados orgânicos;
- Cada anúncio pago será agrupado em uma seção chamada “Patrocinado”, com rótulo maior para facilitar a identificação;
- A seção de anúncios terá, no máximo, quatro anúncios por busca;
- As Visões Gerais de IA continuam presentes, aparecendo acima ou abaixo da seção patrocinada;
- O botão “Ocultar” também pode ser usado para recolher recursos da interface e melhorar a experiência do usuário.

Segundo o Google, todos os tipos de anúncios serão afetados, incluindo os de compras. A atualização será implementada globalmente, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.
O post Google lança botão para ocultar resultados patrocinados na busca apareceu primeiro em Olhar Digital.