Home Variedade Apagão deixou nove estados sem luz durante a madrugada; governo apura as causas

Apagão deixou nove estados sem luz durante a madrugada; governo apura as causas

by Fesouza
4 minutes read

Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou nove estados brasileiros e o Distrito Federal. A queda de luz aconteceu a partir das 0h32 (horário de Brasília) e, em algumas regiões, levou mais de uma hora para voltar ao normal.

Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná, que provocou um desligamento controlado. Uma reunião marcada para esta terça deve apurar os motivos.

Uma cidade no escuro
Apagão aconteceu durante a madrugada de segunda para terça-feira (Imagem: Hoyka Studio/Shutterstock)

Apagão atingiu nove estados e o DF

Quedas de luz foram registradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

No Rio de Janeiro, a companhia de energia Light confirmou à TV Globo que o apagão afetou 450 mil clientes e que o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado. Os principais impactados foram clientes da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, que ficaram cerca de 30 minutos sem luz.

Na Região Metropolitana, atendida pela Enel, foram 277 mil clientes afetados. O problema durou cerca de uma hora.

Em São Paulo, também atendida pela Enel, foram cerca de 937 mil clientes afetados. O tempo de queda foi de oito minutos.

Ao g1, companhias de outros estados deram detalhes:

  • A Amazonas Energia, do Amazonas, informou que a falha interrompeu o fornecimento de energia nas cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara por cerca de uma hora. O problema foi resolvido às 00h25;
  • A Neoenergia Brasília, do Distrito Federal, confirmou que a ocorrência afetou oito subestações e afetou cerca de 300 mil clientes durante meia hora, entre 0h31 e 1h06;
  • Em Goiás, a Equatorial falou em 50 municípios afetados, com interrupção do fornecimento de energia em cerca de 529 unidades;
  • No Maranhão, a Equatorial não confirmou o número de clientes impactados, mas disse que a luz foi reestabelecida às 1h30;
  • A Neoenergia Cosern, no Rio Grande do Norte, afirmou que foram 425 mil clientes afetados, cerca de 26% do total no estado. O problema começou a ser resolvido em quatro minutos e foi concluído por volta da 1h.
Postes de energia elétrica
Fornecimento foi reestabelecido em cerca de 1h30 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Incêndio teria causado o apagão

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o apagão foi devido a uma perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional, que provocou o desligamento controlado de cerca de 10 mil MW de carga. O motivo da ocorrência seria um incêndio em reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a subestação e afetou o fornecimento de energia pelo país.

O retorno dos equipamentos também aconteceu de forma controlada. Em 1h30, a energia foi reestabelecida por completo nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, demorou 2h30.

A pasta ainda informou que vai realizar uma reunião preliminar com os agentes envolvidos para identificar as causas dessa perturbação. Um relatório completo sobre o caso deve ser divulgado até sexta-feira (17).

O post Apagão deixou nove estados sem luz durante a madrugada; governo apura as causas apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment