A Apple anunciou nesta quarta-feira (15) seu novo chip, o M5. O dispositivo é focado no desempenho de IA e, segundo a empresa, traz avanços em praticamente todos os aspectos, incluindo desempenho e computação.
O M5 já está disponível nos dispositivos MacBook Pro de 14 polegadas, iPad Pro e Apple Vision Pro, que também foram anunciados nesta quarta-feira.

Apple lançou M5 com arquitetura melhorada
Segundo a Apple, o M5 é o “próximo grande salto no desempenho de IA”.
No quesito arquitetura, o modelo foi construído usando tecnologia de 3 nanômetros de terceira geração, GPU de 10 núcleos de última geração (com um Acelerador Neural em cada um deles) e CPU de até 10 núcleos composta por seis núcleos de eficiência e até quatro núcleos de desempenho. Segundo a Apple, é o núcleo de desempenho mais rápido do mundo.
O resultado final é um chip ágil e poderoso, com 4 vezes o desempenho máximo de computação da GPU em comparação com o modelo anterior, o M4. Além disso, a tecnologia também melhora o desempenho dos recursos gráficos em 45%.
Ainda, o Acelerador Neural melhora a usabilidade do Apple Intelligence, inteligência artificial da empresa, e outras ferramentas de IA.

Chip é focado em IA
A arquitetura foi pensada especialmente para suportar demandas de inteligência artificial.
De acordo com a empresa, os novos MacBook Pro e o iPad Pro, ambos equipados com M5, tem processamento mais rápido mesmo em atividades multitarefas envolvendo aplicativos de IA.
O desempenho gráfico é 30% mais rápido que o M4. Combinado com outros upgrades do modelo, o resultado é uma experiência mais ágil e poderosa que melhora a experiência de uso e jogabilidade, incluindo gráficos mais intensos e com visuais mais realistas.
No caso do Vision Pro, os óculos inteligentes da Apple, o chip fornece renderização de 10% mais pixels e taxas de atualização de até 120 Hz, que resultam em detalhes mais nítidos e exibição mais fluida na tela.
A arquitetura do M5 também foi projetada para se integrar com outros softwares da Apple, algo que pode ajudar desenvolvedores a criar aplicativos baseados no chip.

Memória melhorada
- Segundo a Apple, o M5 tem largura de banda de 153 GB/s, um aumento de quase 30% em relação ao M4;
- Isso permite que os dispositivos compatíveis (iPad Pro, MacBook Pro e Vision Pro) executem modelos de IA maiores localmente;
- A memória também aumenta o desempenho gráfico de jogos e dos aplicativos compatíveis, como Adobe Photoshop e Final Cut Pro.
Como falamos, o M5 está disponível em três novos dispositivos. Você pode conferir os detalhes do Vision Pro neste link; do MacBook Pro neste link; e do iPad Pro neste link.
O post M5: conheça o novo chip mais avançado da Apple apareceu primeiro em Olhar Digital.