A Kia anunciou uma expansão significativa em seus planos de produção de veículos elétricos na Europa. A montadora sul-coreana pretende fabricar 100 mil unidades anuais dos modelos EV2 e EV4 até 2027, superando as expectativas iniciais e reforçando sua estratégia de crescimento no mercado de eletrificação.
As informações foram divulgadas pela empresa e confirmadas por seu CEO, Ho Sung Song, em entrevista à Automotive News Europe.

Kia aposta em produção em larga escala de elétricos na Europa
O plano da Kia é quase triplicar a produção de carros elétricos na Europa nos próximos dois anos, impulsionado pela chegada dos novos EV2 e EV4. Os dois modelos serão fabricados na planta de Zilina (Eslováquia), que receberá um investimento de € 108 milhões (cerca de US$ 125 milhões) para abrigar a nova linha de produção.
O EV2 será o menor e mais acessível carro elétrico da marca, posicionado abaixo do EV3, e promete “redefinir a mobilidade elétrica urbana”, segundo a empresa. O modelo contará com interior versátil e tecnologias avançadas de conectividade. A produção média anual esperada é de 100 mil unidades a partir de 2027.

Já o EV4, primeiro hatchback totalmente elétrico da Kia, começou a ser produzido em 20 de agosto de 2025, tornando-se o primeiro veículo elétrico da marca fabricado na Europa. A montadora planeja fabricar mais de 80 mil unidades do EV4 em Zilina até 2027, além das versões Fastback e sedã produzidas na Coreia do Sul, totalizando cerca de 100 mil unidades globais por ano.
Leia mais:
- Hyundai e Kia investem para melhorar carregamento de veículos elétricos
- Há um país prestes a vender apenas carros 100% elétricos
- Carros elétricos: mercado cresce no Brasil, mas segue abaixo da média global
Estratégia reforça presença da sul-coreana no mercado de elétricos
A decisão de ampliar a produção veio após uma resposta positiva do público ao lançamento do EV4, em agosto. De acordo com executivos da Kia Europe, a aceitação superou as expectativas, levando a companhia a revisar suas metas de produção.
Segundo dados divulgados pela Kia:
- O complexo industrial de Zilina tem capacidade atual para 320 mil veículos por ano, podendo chegar a 350 mil com horas extras;
- O EV2 deve ter cerca de quatro metros de comprimento, um pouco menor que o EV3 (4,3 m), e próximo em tamanho ao Hyundai Inster;
- A montadora mantém o design inspirado em SUVs compactos, com perfil robusto e moderno;
- Apesar de uma queda de 3% nas vendas gerais na Europa, as vendas de elétricos cresceram 56%, alcançando 71.179 unidades até agosto de 2025.

O EV3 vem impulsionando esse crescimento e já é o segundo modelo mais vendido da Kia na região, atrás apenas do Sportage. Com 45.269 unidades comercializadas nos oito primeiros meses de 2025, o veículo também figura como o sétimo carro elétrico mais vendido da Europa.
Com os novos modelos e o aumento da capacidade produtiva, a Kia pretende consolidar sua posição como uma das principais montadoras no segmento de veículos elétricos no continente.
O post Kia planeja produzir 100 mil carros elétricos por ano na Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.