Você já ouviu falar do Arattai? Lançado em 2021, esse é um aplicativo de mensagens desenvolvido pela empresa de tecnologia indiana Zoho e que tem conquistado muitos novos usuários no país nas últimas semanas.
Segundo a companhia, foram sete milhões de downloads nos últimos sete dias. A alta na procura pelo app teria sido provocada por uma estratégia do governo da Índia de incentivar a utilização de tecnologias nacionais.

Governa incentiva usa de aplicativo nacional
- No início de outubro, o ministro da Educação da Índia, Dharmendra Pradhan, fez uma publicação no X sobre o Arattai e pediu para que as pessoas usem “aplicativos feitos na Índia para se manterem conectadas”.
- Desde então, vários outros ministros e líderes empresariais também publicaram sobre o app.
- A Zoho afirma que o incentivo do governo “com certeza contribuiu para o aumento repentino nos downloads do Arattai”.
- Apesar do crescimento, o aplicativo ainda está longe dos 500 milhões de usuários mensais ativos, que o WhatsApp possui na Índia.
- Mas o objetivo é justamente tentar alcançar a ferramenta da Meta.
Leia mais
- WhatsApp vai resumir suas conversas longas com IA
- WhatsApp: ataque hacker com foco no Brasil pode roubar senhas
- Hackers aproveitam brecha no WhatsApp para espionar vítimas

Privacidade de dados é um problema
O Arattai possui recursos semelhantes ao WhatsApp, permitindo que os usuários enviem mensagens e façam chamadas de voz e vídeo. Muitos usuários elogiaram a ferramenta indiana nas redes sociais, com destaque para sua interface e design.
Apesar do recente sucesso, a plataforma indiana tem alguns desafios. Para o escritor e analista de tecnologia Prasanto K Roy, será difícil superar a base de usuários do WhatsApp, principalmente porque o aplicativo da Meta já abriga um grande número de empresas e serviços de governo em sua plataforma.

Alguns especialistas também levantaram preocupações sobre a privacidade de dados. Embora o aplicativo ofereça criptografia de ponta a ponta para chamadas de voz e vídeo, essa proteção ainda não se estende às mensagens de texto, o que pode fazer com que muitas pessoas não se sintam confortáveis em usá-lo.
O governo quer estabelecer a rastreabilidade das mensagens, alegando motivos de segurança, e isso pode ser feito facilmente sem criptografia de ponta a ponta. Mas isso coloca a privacidade das pessoas em risco.
Shashidhar KJ, editor do MediaNama, portal que cobre políticas de tecnologia na Índia
O post Aplicativo indiano quer desbancar WhastApp apareceu primeiro em Olhar Digital.