Se você usa o Windows 11 no seu PC para o trabalho, certamente precisa de aplicativos que ajudem a aumentar a produtividade. Embora a própria Microsoft ofereça opções de apps pagos para diversas tarefas no computador, existem alternativas gratuitas que você pode testar em sua máquina.
A seguir, o Olhar Digital apresenta 5 opções que podem tornar o seu dia a dia mais produtivo. Continue a leitura e confira!
5 programas open-source que você deveria testar no Windows 11 pelo menos uma vez
Todas as opções da lista abaixo são gratuitas e open source (código aberto), ou seja, têm o código-fonte disponibilizado ao público, permitindo que as pessoas o executem, façam sugestões de aprimoramento e correções, além de o redistribuírem de maneira colaborativa.
1. LibreOffice

O pacote LibreOffice, da The Document Foundation, traz aplicativos fundamentais para quem utiliza o PC para trabalhar. Entre os programas estão o Writer, que serve para processar textos, e o Calc, ideal para quem mexe com planilhas.
Tem também o Impress para a montagem de apresentações de slides, o Draw, que realiza a edição de gráficos vetoriais; o Base, como ferramenta de gerenciamento de banco de dados; e o Math, voltado à edição de fórmulas e expressões matemáticas.
Para utilizá-los não é necessário estar conectado à internet ou ter uma conta para realizar login. Todavia, vale ressaltar que eles não possuem uma atualização visual parecida com a de alternativas de grandes empresas de tecnologia.
2. 7-Zip

Software que serve para zipar e descompactar arquivos, o 7-Zip é compatível com diferentes formatos, como os nativos 7z, ZIP, GZIP, BZIP2, TAR e WIM.
O programa ainda possui a capacidade de extrair arquivos de diversos formatos de imagem de disco e arquivos de instalação, como o ISO, RAR, XZ e WIM. O Windows 11 tem opções de ferramentas básicas para compactação, mas elas são mais lentas e menos eficientes do que o 7-Zip.
3. GIMP

O GIMP é um aplicativo que aparece como uma alternativa eficaz e gratuita ao Photoshop. Ele é um editor de imagens que traz diferentes funcionalidades, podendo atender até usuários de nível avançado.
Entre as suas ferramentas estão as máscaras de camada, scripts, tinta com caneta, plugins, suporte para camadas, desenho à mão livre e outras.
4. Audacity

Outro excelente programa para Windows 11 é talvez uma das alternativas mais famosas dessa lista, o Audacity permite que o usuário realize uma edição básica de áudio multifaixa para PC.
Ao entrar no aplicativo, o usuário dá de cara com uma interface que apresenta uma linha do tempo com a exibição das faixas de áudio em linha, junto com vários controles e ferramentas que possibilitam a emenda de áudio e edição.
A ferramenta é excelente para quem deseja realizar mixagens de áudio em geral e edições não permanentes. Também é possível utilizá-la para exportar áudio em diferentes formatos de arquivo, gravar sons, criar espectrogramas e analisar espectro.
Outro ponto de destaque do aplicativo é que ele tem compatibilidade com diversos formatos de áudio: AIFF, Ogg Vorbis, WAV e MP3.
Leia mais:
- Open Source: o que é, o que significa e quais as principais ferramentas
- 8 desvantagens dos softwares de código aberto que ninguém comenta
- Confira seis ferramentas gratuitas alternativas ao Microsoft Office
5. OpenShot

O OpenShot é um editor de vídeo com uma interface intuitiva para o usuário. Ele aparece como uma alternativa a programas de edição pagos, como o Adobe Premiere. Entre os seus principais recursos estão o corte e fatiamento de vídeos, inserção de efeitos na produção e outras possibilidades.
Se você optar por utilizar esse app, tenha em mente que provavelmente vai precisar de um tempo para se adaptar à interface dele, pois ela é um pouco diferente em relação aos programas mais tradicionais.
É um tipo de programa cujo código-fonte é disponibilizado ao público para uso, com sugestões de aprimoramento e redistribuições de maneira colaborativa e autossustentável.
Sim, pois como possuem o código aberto, podem ser testados por toda a comunidade, passando por alterações que aprimoram a sua eficácia e até mesmo a segurança.
O post 5 aplicativos de código aberto para testar no Windows 11 apareceu primeiro em Olhar Digital.