Apresentado oficialmente no fim do ano passado, o trem-bala CR450 é considerado o que há de mais moderno no transporte ferroviário. Ele foi desenvolvido pela China Railway e está na fase final de testes operacionais.
Atualmente, o equipamento está sendo testado na linha de alta velocidade Xangai–Chongqing–Chengdu, com base na estação Yichang Norte. E a expectativa é que em breve esta nova opção de transporte fique disponível para a população chinesa.

Todos os indicadores de desempenho foram aprovados
De acordo com o portal China 2 Brazil, os testes buscam validar o desempenho técnico do trem. O CR450 deve percorrer 600 mil quilômetros em condições reais antes de receber licença para transportar passageiros.
Até agora, todos os indicadores de desempenho foram aprovados pelas autoridades chinesas, incluindo a meta de velocidade de 450 km/h. Nos testes atuais, o trem parte de Yichang Norte, passa por Jingmen e segue até Hanchuan, percorrendo cerca de 300 quilômetros por trajeto.

A expectativa é que estes trabalhos continuem até o ano que vem, quando a tecnologia será testada em condições mais próximas da operação comercial. Se tudo ocorrer bem, o trem-bala pode ser liberado para operação ainda em 2026.
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Menos resistência aerodinâmica
- O CR450 apresenta diversas inovações de engenharia.
- O nariz do trem mede 15 metros, 2,5 metros a mais que o modelo anterior de 350 km/h.
- Esse design melhora a aerodinâmica e reduz a resistência do ar.
- Outra diferença é que o bogie (conjunto de rodas, eixos e suspensão localizado na parte inferior) é coberto.
- Além disso, o trem é 20 centímetros mais baixo e 50 toneladas mais leve do que os modelos anteriores.
- Segundo os engenheiros responsáveis pelo projeto, essas mudanças reduziram a resistência aerodinâmica em 22%.
- Isso permite que o CR450 leve apenas 4 minutos e 40 segundos para atingir 350 km/h, sendo um dos trens mais rápidos do mundo.
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