A presença do ChatGPT, LuzIA e outras IAs no WhatsApp está com os dias contados. A partir do próximo ano, esses chatbots inteligentes não poderão mais ser utilizados no mensageiro da Meta, como confirmou a gigante da tecnologia ao TechCrunch no último sábado (18), restando a solução da própria empresa como alternativa para as interações.
Essa proibição aparece em uma atualização nas políticas de API do serviço de mensagens disponibilizada recentemente. O texto diz que provedores e desenvolvedores de IA não poderão mais distribuir seus modelos de IA no app, direta ou indiretamente, quando essa tecnologia for o principal serviço disponibilizado.
Por que a Meta barrou IAs concorrentes no WhatsApp?
Segundo o conglomerado liderado por Mark Zuckerberg, casos como o do ChatGPT no WhatsApp, que permite interagir com o bot da OpenAI a partir da adição de um número de telefone na lista de contato, não são cobertos pela API de negócios do mensageiro. A companhia diz ter ficado surpresa com essas utilizações.
- Ela ressaltou que a ferramenta foi construída exclusivamente para uso business-to-business, ou seja, de empresa para empresa, mas notou um grande aumento de utilizações indevidas da API nos últimos meses;
- Além disso, a big tech comentou que esses novos casos de uso não cobertos têm sobrecarregado seus sistemas, devido ao aumento do volume de mensagens;
- Com isso, foi preciso disponibilizar um tipo diferente de suporte para o qual a Meta afirma não estar preparada;
- A publicação também destaca que a API de negócios é uma das maiores fontes de renda da empresa, porém ela não pode cobrar pelo uso para os chatbots por causa da ausência de previsão desta modalidade nas políticas.
Outra startup que também lançou seu bot no mensageiro, recentemente, foi a Perplexity. Assim como o ChatGPT, ele responde perguntas, gera imagens, entende comandos de voz e analisa arquivos de mídia compartilhados pelo usuário, bastando abrir uma conversa com a ferramenta.
Com a proibição das IAs de terceiros no WhatsApp, que passará a valer a partir do dia 15 de janeiro de 2026, a Meta AI seguirá como a única IA disponível no app de mensagens. De certa maneira, a medida valoriza a utilização da ferramenta, que está integrada ao serviço e oferece recursos semelhantes aos das concorrentes.

Bots de atendimento não serão afetados
Apesar de impedir o uso do mensageiro para a distribuição de IAs, a Meta destacou que a proibição não afetará as empresas que utilizam bots para o atendimento a clientes no WhatsApp. A medida visa somente casos como os citados, em que a tecnologia é oferecida diretamente ao usuário.
Dessa forma, uma agência de viagens que possui conta no WhatsApp Business e use um bot para interagir com os clientes, respondendo perguntas, direcionando o atendimento e auxiliando nas vendas, poderá continuar com a tecnologia normalmente.
E você, o que achou da decisão da Meta de proibir IAs de terceiros no WhatsApp? Deixe a sua opinião nas redes sociais do TecMundo.