Home Variedade X aposentará site twitter.com e vai mudar algoritmo para a IA Grok

X aposentará site twitter.com e vai mudar algoritmo para a IA Grok

by Fesouza
4 minutes read

A rede social X vai cortar os últimos laços que mantinha com o seu nome anterior. Em breve, o domínio twitter.com será oficialmente descontinuado e não passará mais a funcionar como o principal endereço do site.

Quem confirmou a informação foi o perfil de segurança do próprio serviço. O domínio ainda não tem data para ser extinto — a rede social Twitter foi adquirida por Elon Musk oficialmente em abril de 2022 e, desde então, ainda encaminha quem acessa a página original e usa essa URL para certos recursos, como a incorporação de publicações.

O X ainda não confirmou se vai apenas desvincular dados e configurações do site “twitter.com” e vai mantê-lo como um redirecionamento da rede social, ou então retirar a página totalmente do ar.

To clarify: this change is not related to any security concern, and only impacts Yubikeys and passkeys – not other 2FA methods (such as authenticator apps). Security keys enrolled as a 2FA method are currently tied to the twitter[.]com domain. Re-enrolling your security key will… https://t.co/PlXOTnNXPM

— Safety (@Safety) October 26, 2025

A alteração ainda vai ocasionar uma alteração importante no funcionamento da plataforma. Até o dia 10 de setembro, usuários que utilizam uma chave de autenticação física, como a YubiKey, ou chaves de acesso (passkeys) que não envolvam processos apenas digitais, precisam fazer a atualização.

Para fazer a troca, é preciso seguir o seguinte caminho:

  • acesse a sua conta no X pelo site ou aplicativo para dispositivos móveis e vá em “Configurações“;
  • toque no item “Segurança e acesso à conta” e, em seguida, na opção “Segurança”;
  • em “Gerenciar chaves de acesso, toque para adicionar uma nova passkey e apagar a anterior;
  • digite novamente a senha e, em seguida, crie a chave de acesso para confirmar a autenticação em dois fatores (ou 2FA).

Essas chaves de segurança estão atualmente associadas ao domínio “twitter.com” e, portanto, precisam ser “resetadas” manualmente pelo usuário para que elas agora façam a autenticação pelo endereço x.com”. Quem utiliza outras formas de acesso, como aplicativos de geração de tokens temporários, não precisam se preocupar com a alteração.

Alteração no algoritmo do X

Para além da troca de domínio, Musk também confirmou nos últimos dias uma mudança radical no funcionamento da rede e que já está em andamento. Os algoritmos de recomendação de postagens do X estão passando por uma troca, apagando qualquer regra antiga da época de Twitter.

No lugar, a plataforma vai utilizar o Grok, o chatbot de inteligência artificial (IA) de Musk. “O Grok literalmente lerá cada postagem e assistirá a cada vídeo (mais de 100 milhões por dia) para conectar os usuários ao conteúdo que eles provavelmente acharão mais interessante. Isso deve resolver o problema de novos usuários ou contas pequenas, em que você publica algo ótimo, mas ninguém vê”, explica o bilionário em um post.

Nos últimos dias, ele pediu até desculpas aos usuários por instabilidades no algoritmo e alguns erros nos parâmetros de classificação de postagens enquanto o Grok se ajusta à plataforma.

A recepção da novidade foi mista na rede social, em especial pela reputação do chatbot. Anteriormente, o agora responsável pelo algoritmo do X adotou um comportamento de teor nazista, confirmou que checa opiniões do próprio Musk antes de criar um conteúdo e foi considerado “irresponsável” em termos de segurança.

Você sabe de quais empresas Elon Musk é dono atualmente? Confira a lista neste artigo!

You may also like

Leave a Comment