Home Variedade Furacão Melissa: avião faz imagem impressionante do olho do fenômeno

Furacão Melissa: avião faz imagem impressionante do olho do fenômeno

by Fesouza
5 minutes read

Na última segunda-feira (27) uma aeronave do 53º Esquadrão de Reconhecimento Meteorológico da Força Aérea dos EUA realizou uma missão de coleta de dados no interior do furacão Melissa, que atingiu a categoria 5 e é considerado um dos maiores da histórica da Jamaica. O objetivo da operação era obter informações meteorológicas essenciais para o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), auxiliando na previsão do comportamento da tempestade que se aproximava do país caribenho.

Durante a missão, foram registradas imagens que documentam a passagem da aeronave através da parede do olho do furacão, capturando o fenômeno meteorológico conhecido como “efeito estádio”. Este efeito ocorre em ciclones tropicais intensos, quando as paredes do furacão se curvam para o exterior conforme a altitude aumenta, criando uma formação semelhante a uma arena esportiva quando observada de cima.

Confira a filmagem do furacão Melissa

As imagens mostram a transição da aeronave de uma área de densa cobertura de nuvens para o interior do olho do furacão, onde as condições atmosféricas se mostram significativamente mais calmas. A sequência permite observar a estrutura circular característica dos sistemas tropicais intensos, com nuvens em movimento rotatório ao redor do centro da tempestade.

De acordo com relatos da tripulação, a aeronave enfrentou condições de turbulência severa durante a passagem pelo centro do furacão. Em comunicado divulgado em 28 de outubro, o esquadrão informou que procedimentos padrão de segurança foram acionados, incluindo inspeção completa da aeronave antes do retorno às operacionais normais.

Furacão Melissa: avião faz imagem impressionante do olho do fenômeno
Furacão Melissa na imagem de satélite na manhã deste domingo (Imagem: NOAA)

De acordo com o NHC, dados coletados por esquadrões de reconhecimento meteorológico são fundamentais para o aperfeiçoamento dos modelos de previsão de trajetória e intensidade de furacões, contribuindo para a emissão de alertas mais precisos às populações em áreas potencialmente afetadas.

Furacão Melissa tem potencial para devastar a Jamaica

Nesta terça-feira (28), o furacão Melissa atingiu a Jamaica. Na categoria 5, a tempestade já é considerada uma das “mais fortes da história” e pode provocar uma catástrofe no país caribenho, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Com ventos que chegaram a 298 km/h, o furacão é a tempestade mais forte já registrada a atingir o país. O fenômeno também figura entre os furacões mais intensos de toda a bacia do Atlântico, empatado com apenas duas outras tempestades: o Furacão Dorian, de 2019, e o Furacão do Labor Day, de 1935.

Ainda segundo novo relatório do NHC, a velocidade máxima sustentada dos ventos caiu para 270 km/h após o Melissa tocar o solo. 

Leia mais:

Conforme reportado pelo Olhar Digital, o furacão Melissa se intensificou na segunda-feira (27) no mar do Caribe, chegando à categoria 5, com ventos de 260 km/h. Ele atinge países na região caribenha, incluindo Jamaica, Cuba e Bahamas. 

  • Ele ganhou força nas últimas horas com previsão de ventos de 290 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
  • A Organização Meteorológica Mundial (OMM) diz que o evento será a “tempestade do século” em solo jamaicano;
  • O furacão Melissa traz risco extremo de enchentes, deslizamentos e marés de tempestade, levando autoridades locais a adotarem medidas de emergência;
  • O NCH destaca o perigo do furacão Melissa, que, além das inundações e aumento do nível do mar, deve ameaçar vidas.

Depois de Cuba, o furacão Melissa deve seguir para as Bahamas, chegando por lá na noite de quarta-feira.

O post Furacão Melissa: avião faz imagem impressionante do olho do fenômeno apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment