A utilização de drones nos campos de batalha já é uma realidade. A guerra entre Rússia e Ucrânia mostrou que esses dispositivos podem ser eficazes para destruir alvos e até equipamentos mais caros, como tanques, navios e aeronaves modernas.
Isso provocou um grande aumento nos investimentos para criação de exércitos de veículos não tripulados. Por outro lado, empresas também aceleraram o desenvolvimento de tecnologias capazes de neutralizar os equipamentos.

Testes com a arma a laser foram um sucesso
- Segundo o portal Interesting Engineering, o governo da Alemanha acaba de receber uma arma laser capaz de “fritar” drones inimigos.
- Desenvolvida pela Rheinmetall e MBDA, a tecnologia teve sua eficácia e precisão comprovadas em mais de 100 testes de tiro.
- A ideia das autoridades alemãs é disponibilizar o sistema para a Marinha do país.
- A expectativa é que o dispositivo esteja operando em 2029, garantindo proteção contra ameaças estrangeiras.
Leia mais
- Laser desenvolvido na Austrália pode derrubar enxame de drones
- Rússia testa drone nuclear que não pode ser interceptado
- Raio de Ferro: o laser de Israel para derrubar mísseis do Irã
Equipamento pode ser instalado em diversos locais
As empresas explicam que a arma a laser opera a aproximadamente 20 quilowatts. Isso é suficiente para neutralizar drones e outros alvos pequenos e rápidos. A tecnologia, no entanto, foi projetada para ser escalável, com versões futuras que devem exceder 100 quilowatts, o que garantira uma proteção contra drones maiores e até mesmo outras ameaças.
O sistema funciona inviabilizando a operação dos alvos selecionados, que são dessa forma derrubados. Ele pode ser instalado em caminhões e outros veículos, assim como em navios. Isso possibilita mover a defesa para regiões específicas.

Além de ser eficaz para derrubar enxames de drones, o armamento também pode ser utilizado para destruir mísseis guiados supersônicos e foguetes, bem como morteiros e projéteis de artilharia. Em outras palavras, uma ótima alternativa para os combates modernos.
O post Esta arma a laser pode ‘fritar’ drones inimigos apareceu primeiro em Olhar Digital.

