Usuários do óculos inteligente Ray-Ban Meta estão utilizando o dispositivo para gravar interações em casas de massagem e pedir por atos sexuais, revelou uma investigação do site 404 Media. Segundo a apuração, as gravações — feitas sem consentimento garantido — são publicadas em perfis do Instagram que acumulam centenas de milhares de seguidores. A Meta confirmou que baniu as contas envolvidas.
De acordo com o relatório do 404 Media, os vídeos mostram homens visitando casas de massagem, abordando mulheres e perguntando se elas oferecem “massagens eróticas” ou outros serviços sexuais. Em alguns casos, as profissionais negam as solicitações; em outros, os vídeos chegam a registrar discussões sobre atos explícitos.

Um dos perfis mais populares desse tipo acumulava cerca de 600 mil seguidores e vídeos com até 2 milhões de visualizações. Diversas publicações continham a tag “Ray-Ban Meta glasses”, sugerindo que as filmagens foram feitas diretamente com o dispositivo.
O 404 Media relatou que, após o contato com a Meta, a empresa pediu detalhes adicionais para localizar as contas — afirmando não ter encontrado o conteúdo por conta própria. Após o envio das informações, o perfil principal e outros associados foram removidos da plataforma. A reportagem também identificou que os vídeos completos eram vendidos em sites pagos, como o “No Fans”, que permite a compra sem cadastro prévio.
Os óculos inteligentes da Meta contam com uma luz LED que indica quando a câmera está ativa. No entanto, não está claro se as mulheres abordadas nos vídeos sabiam que estavam sendo filmadas, nem se autorizaram a publicação do conteúdo no Instagram.
Termos de uso exige respeito às leis
Os termos de uso do dispositivo exigem que os usuários devem seguir as leis e utilizar o dispositivo de forma segura e respeitosa. “Ao contrário dos smartphones, nossos óculos têm uma luz LED que se ativa sempre que alguém captura conteúdo, deixando claro que o dispositivo está gravando”, afirmou um porta-voz da Meta em comunicado ao site.

Apesar disso, a investigação aponta que já existem serviços que oferecem modificações no hardware do Ray-Ban Meta para desativar o LED de gravação. Na Amazon e em outras lojas online, também é possível encontrar adesivos que cobrem o indicador luminoso — embora o dispositivo consiga detectar, em alguns casos, quando o sinal visual foi obstruído.
Quer acompanhar as principais discussões sobre privacidade, tecnologia e IA? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das investigações e novidades que afetam o mundo digital.

 
 