Com o fim do ano batendo na porta, as fabricantes de notebook vão começar a revelar seus novos aparelhos para o primeiro trimestre de 2026. Um dos destaques deve ser a nova linha do Galaxy Book 6, que segundo vazamentos recentes pode trazer chips Panther Lake da Intel em seu interior.
O vazamento foi encontrado na base de dados do Geekbench 6, revelando um teste de um novo processador da Intel neste nos Galaxy Book 6. Embora não explique muito sobre os notebooks, as especificações vazadas detalham informações interessantes sobre esse processador e suas capacidades.
A CPU testada é o Intel Core Ultra 5 338H de 12 núcleos híbridos (4 de performance, 4 de eficiência e 4 de baixo consumo energético). Os cores atuam com frequência mínima de 1,90 GHz e chegam a até 4,90 GHz quando em boost. Esse pacote também conta com uma placa gráfica Arc B370 com quatro núcleos Xe3.

Como a Intel tem gostado de mudar bem o nome e número de seus produtos, é difícil fazer um comparativo direto. Porém, esse chip deve ser um tipo de sucessor do Core Ultra 5 255H da geração passada, embora haja uma clara diferença entre a quantidade de núcleos, já que o modelo anterior operava com 16 cores híbridos.
Série Panther Lake traz 180 TOPS de IA
Mais informações sobre os Panther Lake e o vindouro Galaxy Book 6 devem ser reveladas em breve. Contudo, já há uma gama de detalhes revelados pela Intel a respeito dessas CPUs, como o foco em retomar os ganhos de performance e eficiência energética com esses processadores.
- Os chips vão manter o formato de conexão via tiles e interconexão die-to-die para melhorar a comunicação;
 - Há a introdução da nova geração de núcleos de performance Cougar Cove e de eficiência Darkmont;
 - Na versão mais completa, o chip terá 16 núcleos híbridos, sendo 4 de performance + 8 e eficiência + 4 de baixa consumo;
 - A compatibilidade de RAM bate 128 GB DDR5 a 7.200 MT/s;
 - A nova microarquitetura Xe3 tem mais aceleradores de traçados de raios, totalizando 12 núcleos;
 - O sistema possui, em geral, 180 TOPS (Trilhões de operações por segundo) para aceleração de tarefas que envolvam IA;
 - Esses chips são compatíveis com as redes Wi-Fi 7, Thunderbolt 5 e até o novo Bluetooth 6.0.
 
Caso a Samsung siga um cronograma similar ao de outros anos, os Galaxy Book 6 devem ser anunciados entre dezembro e janeiro. A hipótese mais provável é algo em meados de janeiro, quando acontece a CES 20256 em Las Vegas, e o evento costuma ser o palco para revelações como essa.
Quer acompanhar novidades sobre notebooks, chips e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
