Home Variedade Fundador da Rockstar fala do maior fracasso do estúdio: ‘Penso nisso até hoje’

Fundador da Rockstar fala do maior fracasso do estúdio: ‘Penso nisso até hoje’

by Fesouza
4 minutes read

O cofundador da Rockstar Games, Dan Houser, voltou a comentar sobre Agent, o projeto de espionagem em mundo aberto que se tornou um dos maiores mistérios, e fracassos, da história da desenvolvedora. Agora, finalmente temos mais detalhes sobre a produção, que chegou a ter múltiplas versões antes de ser cancelado de vez.

Em entrevista recente ao podcast de Lex Fridman, o roteirista de GTA e Red Dead Redemption afirmou que o jogo passou por cinco versões diferentes, mas nunca conseguiu se consolidar. O título, anunciado oficialmente em 2009 como um exclusivo do PlayStation 3, acabou sendo cancelado sem jamais chegar às prateleiras.

Segundo Houser, o estúdio experimentou diferentes conceitos e períodos históricos para Agent, incluindo uma ambientação durante a Guerra Fria e versões contemporâneas — mas nenhuma delas se encaixava na fórmula de mundo aberto que a Rockstar dominava. “Trabalhamos muito em várias versões de um jogo de espionagem de mundo aberto, mas ele nunca se concretizou”, disse o criador.

Fundador da Rockstar fala do maior fracasso do estúdio: 'Penso nisso até hoje'

O ex-roteirista explicou ainda que o desafio estava em adaptar a estrutura típica de uma narrativa de espionagem (centrada no ritmo acelerado e objetivos diretos) ao formato expansivo e livre característico dos jogos da Rockstar. “O que os torna realmente bons como histórias de cinema é o que os torna ruins como videogames”, afirmou.

Apesar de nunca ter visto a luz do dia, Agent permanece como um dos projetos mais comentados da história do estúdio. “Penso nisso até hoje. Às vezes fico deitado na cama pensando nisso”, admitiu Houser. “Cheguei à conclusão de que um jogo de espionagem em mundo aberto simplesmente não funciona”.

Jogo de espionagem não funciona em mundo aberto, segundo criador de GTA

Durante a entrevista, Dan Houser detalhou por que acredita que Agent não poderia funcionar dentro da fórmula que consagrou a Rockstar. Para ele, os filmes de espionagem dependem de uma estrutura narrativa rígida, com ações rápidas e missões encadeadas, algo difícil de replicar em um jogo que oferece total liberdade ao jogador.

“Às vezes fico deitado na cama pensando nisso”, diz Dan Houser sobre Agent. 

“Esses filmes são muito, muito frenéticos e acontecem cena a cena. Em um jogo de mundo aberto, você quer ir para onde quiser e fazer o que quiser. É por isso que ser criminoso funciona bem”, explicou.

O criador afirmou que tentou adaptar o gênero de espionagem à proposta de mundo aberto, mas que as duas ideias entravam em conflito. “Tentamos criar uma interação externa que forçasse o jogador a seguir a história em certos momentos, mas, como espião, isso não funciona muito bem, porque você tem que correr contra o tempo”, disse.

Fundador da Rockstar fala do maior fracasso do estúdio: 'Penso nisso até hoje'

Segundo Houser, a liberdade característica de GTA e Red Dead Redemption não se encaixava com o ritmo que o enredo de um agente secreto exige. “Esses personagens vivem sob pressão constante, e o jogo de espionagem depende disso. Quando o jogador pode parar e fazer qualquer coisa, perde-se a tensão que define o gênero”, explicou.

O roteirista reforçou ainda que o cancelamento de Agent foi uma decisão dolorosa, mas necessária. “Acho que não conseguimos encontrar uma maneira de fazer isso funcionar como videogame. Precisaríamos pensar em um formato completamente novo”, concluiu.

Relembre Agent, jogo da Rockstar que nunca viu a luz do dia

Anunciado oficialmente em 2009 como exclusivo do PlayStation 3, Agent prometia levar os jogadores a um cenário de espionagem ambientado na década de 1970, em plena Guerra Fria. A proposta era unir a estrutura de mundo aberto da Rockstar com uma narrativa de ação e intriga geopolítica, algo inédito para o estúdio na época.

Apesar do entusiasmo inicial, o projeto enfrentou diversas mudanças internas e passou por múltiplas reformulações. Em 2021, a Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar, finalmente removeu o registro da marca Agent, confirmando o cancelamento definitivo.

Fundador da Rockstar fala do maior fracasso do estúdio: 'Penso nisso até hoje'

Dan Houser reconheceu que o estúdio nunca conseguiu estabelecer uma base sólida para o universo do jogo. “Estávamos trabalhando na fase inicial, criando o mundo e o tom da série, mas ela nunca se firmou em nenhuma das versões. E acho que sei por quê”, afirmou.

E você, conhecia o projeto Agent? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel o que achou das declarações de Dan Houser sobre o jogo que nunca aconteceu!

You may also like

Leave a Comment