A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, por volta das 19h40 desta sexta-feira (7), um alerta severo de risco de chuva e ventos fortes para diversas regiões do Estado. A mensagem, enviada novamente às 20h54, foi enviada diretamente aos celulares por meio do sistema Cell Broadcast, que permite o envio de comunicados emergenciais como esse sem necessidade de cadastro prévio.
O aviso orienta a população a evitar áreas abertas e a buscar abrigo caso necessário. O alerta chegou a moradores da faixa leste paulista, incluindo a Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, litoral norte, litoral sul, Baixada Santista e região de Campinas.

Motivo do envio do alerta pela Defesa Civil de SP
De acordo com a Defesa Civil, o alerta ocorre em razão da formação de um ciclone extratropical na costa da região Sudeste, que deve provocar condições meteorológicas adversas até o sábado (8).
O sistema, que se forma na região Sul, deve avançar para São Paulo entre a noite e a madrugada desta sexta-feira (7), intensificando as áreas de instabilidade e trazendo chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
“O ciclone extratropical pode provocar chuvas intensas e rajadas de vento, além de queda de granizo e ventos fortes no interior”, informou a Defesa Civil, que pediu à população que redobre a atenção com estruturas frágeis, árvores e fiações, e evite o mar durante o período de instabilidade.
Na quinta-feira (6), o órgão já havia emitido um alerta semelhante sobre a possibilidade de formação de fortes tempestades até o sábado (8) em todo o Estado. Segundo o comunicado, a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical cria condições para tempestades severas, com granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões (downbursts) pontuais, que causam a ventania quando atingem o solo (até 200 km/h).
“O ciclone extratropical já passou pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e atua neste momento no Paraná, causando grandes estragos. Por isso, é preciso que estejamos preparados e sigamos os alertas da Defesa Civil”, afirmou a Major PM Michele César, diretora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de São Paulo.

As previsões da Defesa Civil indicam ventos de alta intensidade, capazes de causar danos, especialmente em áreas urbanas e litorâneas. As rajadas podem atingir:
- 115 km/h no litoral norte;
- 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva;
- 100 km/h na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
- 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Para se ter uma ideia, ventos a partir de 70 km/h já podem provocar queda de árvores e destelhar casas. Para além disso, é impossível prever o que pode acontecer.
Já o acúmulo de chuva por região deve ficar assim:
- Acumulado de chuva muito alto: Presidente Prudente e Marília;
- Acumulado de chuva alto: Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara;
- Acumulado de chuva médio: região metropolitana de SP, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte.
Com o risco elevado, o órgão reforçou a importância de acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil e seguir as recomendações de segurança durante o período de instabilidade climática.
Previsão na Capital de SP
Em São Paulo (SP), o sábado (8) deve ser de chuva rápida durante o dia e da noite, com temperatura variando entre 16 °C e 26 °C.
Ao g1, o diretor de comunicação da Defesa Civil de São Paulo, tenente Maxwel Souza, disse que o ciclone atravessou o Sul nesta sexta-feira (7) e vai se espalhar pelo Estado ao longo da madrugada e manhã de sábado (8), em especial, pela região onde se localiza o Vale do Ribeira.
“As áreas mais afetadas serão no litoral do Estado. Todo o litoral paulista, a Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba”, explicou. “Não queremos ninguém sem energia elétrica por muito tempo, ninguém bloqueado em rodovias”.

Por sua vez, o Climatempo também destaca sábado (8) com chuvas rápidas, Sol de manhã e de tarde e aumento na instabilidade até a noite. Já no domingo (9), o tempo permanecerá assim, mas com menos chuva. A temperatura deve ficar entre 15 °C e 21 °C.
“Há previsão para bastante vento, no Estado de São Paulo todo, devido ao ciclone extratropical”, afirmou, ao g1, Cesar Soares, meteorologista do Climatempo.
Leia mais:
- Meteorologia: 12 fatos e mitos sobre o clima e o tempo
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- COP30: o que é e como vai funcionar
Trabalho em conjunto em SP
Segundo a Agência SP, como o ciclone está passando pelo Sul e passará pelo Sudeste, as Defesas Civis de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro vão operar de forma integrada.
Os Centros de Monitoramento desses órgãos compartilharão, em tempo real, informações sobre o fenômeno e suas consequências em cada ponto, de modo possibilitar a realização de ações preventivas e de resposta com maior precisão.
Além disso, em São Paulo, o Gabinete de Crise estadual foi mobilizado, com todo o Sistema Estadual de Defesa Cil de prontidão. A operação será realizada neste sábado (8), dia com maior preocupação para tempo severo.
Dessa forma, instituições, como Bombeiros, Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (ARTESP), Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás serão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) estadual.

Recomendações
O órgão ainda recomenda o seguinte em caso de tempo severo:
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas, enviando o CEP por SMS para 40199.
O post SP: Defesa Civil emite alerta severo com risco de chuva e ventos fortes no fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
