Home Variedade Como funciona o vírus de Pluribus? Entenda pandemia da série

Como funciona o vírus de Pluribus? Entenda pandemia da série

by Fesouza
4 minutes read

Lançada pela Apple TV na última sexta-feira (7), a série Pluribus marca o retorno de Vince Gilligan ao comando de uma produção televisiva. Conhecido por obras como Breaking Bad e Better Call Saul, o criador volta às suas raízes na ficção científica com uma trama que mostra uma “invasão” alienígena diferente.

Logo no primeiro capítulo do show, vemos cientistas descobrindo uma mensagem misteriosa, que parte de um canto distante do universo. E é através dela que a humanidade se transforma completamente em uma espécie de mente coletiva — que só não afeta 13 pessoas, incluindo a protagonista Carol (Rhea Seehorn).

Como funciona o vírus de Pluribus?

No universo de Pluribus, a mensagem misteriosa que tem origem a 600 anos-luz da Terra inicialmente é interpretada como um código-Morse. No entanto, cientistas não demoram a perceber que ela na verdade se trata de uma sequência de RNA, que eles tentam replicar com métodos modernos.

  • Ela é testada inicialmente em ratos, sem nenhum resultado aparente;
  • No entanto, um roedor consegue “fingir sua morte” e, com isso, morde e infecta uma cientista humana;
  • A partir desse ponto, a vítima começa a espalhar o vírus por sua saliva, usando os recursos do laboratório em que trabalha para enviar amostras a diferentes partes do mundo;
  • No entanto, a série deixa subtendido que há outro método de transmissão mais rápido, mas mais danoso;
  • Isso é visto no momento final da “invasão”, no qual poucas pessoas se mostram imunes a seu efeito.
Como-Funciona-Virus-Pluribus-01.jpg
Os alienígenas se espalham inicialmente pela saliva. Imagem: Divulgação/Pluribus

No momento em que o vírus alienígena termina de dominar a Terra, vemos que ele pode provocar ataques epiléticos em muitos de seus alvos — e até mesmo a morte, em alguns casos. Esse acaba sendo o destino de Helen (Miriam Shor), a companheira de vida de Carol. E isso explica um dos motivos pelos quais a protagonista tem tanta raiva dos visitantes alienígenas.

Por que Carol é imune em Pluribus?

Um dos elementos que Pluribus ainda tem que explorar são os motivos pelos quais Carol, e outras 12 outras pessoas ao redor do mundo, são imunes ao vírus. Enquanto isso pode ser resultado de fatores genéticos, o lado mais sério e até mesmo triste da protagonista pode ajudar a explicar sua imunidade.

Como-Funciona-Virus-Pluribus-02.jpg
A imunidade de Carol não é plenamente explicada. Imagem: Divulgação/Pluribus

No entanto, essa teoria não justificaria os motivos pelos quais outras pessoas também mostraram resistência. Em uma reunião entre Carol e algumas delas, a série mostra que muitas estão dispostas a perder sua individualidade, contanto que possam compartilhar a mesma mente coletiva de seus amigos e familiares.

O que Pluribus deixa claro é que emoções intensas, especialmente as negativas, tendem a afetar o funcionamento dos alienígenas. Essa certamente deve ser uma “arma” que Carol pode usar para se proteger nos próximos episódios — no entanto, ela precisa tomar cuidado, pois isso coloca em risco a vida das milhões de pessoas que os invasores/visitantes têm sob seu controle.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

You may also like

Leave a Comment