Home Variedade Asus alerta: computadores ficarão mais caros por causa dos preços de memórias

Asus alerta: computadores ficarão mais caros por causa dos preços de memórias

by Fesouza
3 minutes read

A fabricante de eletrônicos Asus confirmou que computadores da marca devem sofrer um reajuste de preço em breve, caso a atual crise de chips de memória persista. A informação foi revelada por um dos co-CEOs da companhia em entrevista ao jornal taiwanês Liberty Times.

Segundo o executivo, a atual crise no fornecimento de memórias flash DRAM e NAND deve encarecer a compra desses componentes caso ela dure por mais tempo. Como consequência do aumento, parte desse valor teria que ser repassado ao consumidor no preço final dos dispositivos.

“Para definir os preços nos canais de distribuição, a Asus levará em consideração os custos, os parceiros de distribuição e a demanda do consumidor, ajustando o catálogo de produtos e os preços de acordo com essas informações”, disse o gerente.

Apesar de ainda não ter sido confirmada e nem ter data para começar, a medida valeria para desktops, notebooks e outros aparelhos que utilizam os componentes, como mini-PCs, portáteis e mais categorias.

ROG Zephyrus G14_G16.png
Aumento nos preços de memórias vai deixar PCs da Asus mais caros. (Imagen: Asus/Divulgação)

O que explica a nova crise de memórias?

A atual crise de chips afeta principalmente tecnologias de memória flash NAND e DRAM, componentes muito utilizados em aparelhos de PCs a smartphones. Apesar de ainda estar em fases iniciais, já é possível notar algumas mudanças no mercado e ações por parte de diversas companhias.

  • O principal causador da crise é a baixa quantidade de chips de memória variados saindo das linhas de produção. No lugar dessa diversificação de componentes, fábricas estão priorizando a produção de chips mais poderosos para rodar infraestruturas na nuvem e data centers de inteligência artificial (IA);
  • Fabricantes como Samsung e TSMC têm preferido receber encomendas de memórias mais potentes e voltadas para IA, já que a demanda por essas peças hoje é maior e a margem de lucro tende a ser superior;
  • Companhias como Corsair e Adata já reduziram significativamente ou pausaram a encomenda de chips após notar a alta nos preços cobrados pelas fabricantes;
  • O aumento de preços afetará também smartphones de 2026: a Samsung já confirmou que a linha Galaxy S26 passará por um reajuste de preço e ficará mais cara por causa do crescimento da demanda por chips de memória;
  • Outra área provavelmente afetada é a automotiva: já há um risco de paralisação de linhas de produção inclusive no Brasil.

Há discussões sobre a possível formação de uma bolha no mercado de IA, considerando os altos investimentos em empresas no setor e a previsão de que várias dessas companhias, como a OpenAI (dona do ChatGPT) só gerarão lucro daqui a alguns anos.

Você sabe como a fabricação nacional de hardware pode trazer vantagens ao mercado tecnológico brasileiro? Saiba mais sobre o tema nesta matéria.

You may also like

Leave a Comment