Home Variedade Amazon troca nome de internet via satélite concorrente da Starlink

Amazon troca nome de internet via satélite concorrente da Starlink

by Fesouza
3 minutes read

A Amazon anunciou, nesta quinta-feira (13), a troca de nome do futuro serviço de internet via satélite da empresa. Depois de atuar com o codinome de Project Kuiper, agora a divisão passa a se chamar “Amazon Leo”.

O batismo ao adotar o nome da empresa e o abandono do status de “projeto” significa que a plataforma está cada vez mais próxima do início da operação comercial. O desenvolvimento da tecnologia começou há sete anos e, até o momento, ainda não é possível contratar o sinal de internet da provedora.

O nome Leo é, na verdade, uma homenagem à própria tecnologia de internet via satélite. A palavra é também a sigla para “baixa órbita terrestre” (Low Earth Orbit, no original em inglês), a região entre 160 km e 2 mil km de altitude em que esses equipamentos costumam ficar.

Quando o Amazon Leo começa a funcionar?

Por enquanto, não há um prazo oficial para o início das atividades comerciais do Amazon Leo, que deve ser um dos grandes rivais da Starlink de Elon Musk. A ideia é só começar a operação quando ela “adicionar maior cobertura e capacidade à rede“.

Porém, a companhia já compartilhou alguns marcos e detalhes da operação prática do serviço.

  • O objetivo é lançar até 80 missões com até 3 mil satélites, mas por enquanto só três foguetes contendo parte da constelação foram ao espaço, com cerca de 150 satélites instalados;
  • A promessa é de internet de alta velocidade “ao redor do mundo, até mesmo em localizações rurais ou remotas” ou para pessoas em movimento, como durante viagens e acampamentos. A Starlink é a atual líder desse segmento, inclusive com presença em reservas indígenas e pontos turísticos com baixa cobertura tradicional de sinal no país;
  • A tecnologia de internet via satélite funciona a partir de uma antena adquirida pelo usuário em três tamanhos, que variam de acordo com a velocidade da conexão e a necessidade de portabilidade por parte do cliente;
  • Serão três planos disponíveis: o Nano (até 100 Mbps de download), o Pro (até 400 Mbps) e o Ultra (que atinge 1 Gbps e é mais voltado para empresas e instituições governamentais).

Chegada ao Brasil

Como anunciado em junho do ano passado, a Amazon Leo chegará ao Brasil através da operadora Sky. Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira (14), a Sky deu mais detalhes sobre o assunto.

A empresa pontua que a concorrente da Starlink promoverá a inclusão digital de comunidades urbanas e rurais a “preços acessíveis”. A marca pontuou que haverá atendimento e suporte em português.

A implantação do novo serviço de internet começará pelo sul do continente e avançará até a Linha do Equador. Ainda não há previsão, porém, de quando os brasileiros poderão assinar o serviço.

Você sabe como funciona na prática a internet via satélite? Conheça a tecnologia neste vídeo do TecMundo!

You may also like

Leave a Comment