De acordo com informações do The New York Times, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, está investindo na criação de uma startup de inteligência artificial (IA), na qual ele assumirá o papel de co-CEO.
A empresa se chama Projeto Prometheus e já recebeu US$ 6,2 bilhões em investimentos, parte dos quais desembolsados pelo próprio Bezos, tornando-se uma das startups em estágio inicial mais bem financiadas do mundo.
Leia mais:
- Quanto os bilionários da tecnologia gastam com segurança?
- CEO da Anthropic faz alerta duro à indústria de IA
- IA simula Via Láctea estrela por estrela – e bate recorde científico

Créditos: Divulgação/Blue Origin
Foco do Projeto Prometheus
Ainda não há grandes detalhes sobre a startup. No entanto, o The New York Times afirma que o Projeto Prometheus tem como foco tecnologias que se alinham ao interesse de Bezos em levar pessoas ao espaço.
A empresa utilizará inteligência artificial para auxiliar na engenharia e fabricação de produtos nas áreas aeroespacial, automotiva e de computação. Ainda não há informações sobre a data de fundação ou sede da empresa.
Parceria entre Jeff Bezos e Vik Bajaj

Imagem: Christos S/Shutterstock
Também conforme informações do The New York Times, Vik Bajaj, um físico e químico de renome na área de tecnologia, é quem está com Bezos no projeto, desempenhando a função de cofundador e co-CEO.
O profissional atuou em estreita colaboração com o cofundador do Google, Sergey Brin, no Google X, conhecido também como a “Fábrica de Projetos Ambiciosos”, sendo responsável por diversas criações importantes, como o Wing, um serviço de entrega via drones.
Outro projeto no qual Bajaj esteve à frente no Google foi o Verily, um laboratório de pesquisa voltado às ciências da vida. Anos depois, ele cofundou e se tornou diretor executivo da Foresite Labs, uma iniciativa para incubar novas startups de IA e ciências de dados. Recentemente, ele deixou a empresa para se dedicar ao Projeto Prometheus.
Projeto está em vantagem na corrida por desenvolver tecnologia de IA

(Imagens: Natee127/iStock)
Nova empresa surge em meio a uma série de companhias que têm como foco a utilização de inteligência artificial para a realização de tarefas básicas, como a robótica, ciências e criação de medicamentos. No entanto, o Projeto Prometheus aparece com uma vantagem financeira significativa graças ao elevado investimento inicial.
A startup já conta com cerca de 100 funcionários, incluindo pesquisadores que atuaram em grandes empresas de IA como Meta, OpenAI e DeepMind, segundo o The New York Times.
O post Bezos cria empresa de IA voltada para fabricação de espaçonaves, diz site apareceu primeiro em Olhar Digital.
