A Riot Games vendeu de volta os direitos de Hytale para o cofundador original, Simon Collins-Laflamme, poucos meses após encerrar a Hypixel Studios e suspender o desenvolvimento do projeto.
A decisão marca a retomada oficial do jogo no estilo Minecraft, que havia sido engavetado em junho deste ano depois de uma década de produção. Segundo Collins-Laflamme, o objetivo agora é reconstruir o título “a partir da visão original” e recolocar o projeto nos trilhos.
A transação foi confirmada tanto pelo criador quanto pela Riot. Em publicação no site oficial de Hytale, Collins-Laflamme afirmou que a companhia permitiu que o jogo “tivesse uma segunda chance”, enquanto a Riot disse estar transferindo os direitos para “garantir a melhor oportunidade possível para que a comunidade experimente uma versão revisada do jogo”.

A saída da Riot encerra também o ciclo da Hypixel Studios, fechada pela publisher em junho após avaliar que Hytale não avançaria ao ponto necessário para cumprir sua proposta inicial.
Na época, o CEO do estúdio, Aaron “Noxy” Donaghey, explicou que, mesmo após a reformulação da engine, a produção ainda não atingia “o nível de exigência que o projeto ambicioso demandava”.
Criador de Hytale e mais 30 ex-devs vão retomar os trabalhos no concorrente de Minecraft
Com a compra, Simon Collins-Laflamme reassumiu formalmente o comando de Hytale e iniciou a reconstrução da equipe responsável pelo jogo.
O desenvolvedor confirmou que já recontratou mais de 30 ex-funcionários da Hypixel Studios, destacando que todos “conhecem este jogo como a palma da mão” e podem acelerar a retomada do projeto.

Em comunicado, Collins-Laflamme afirmou estar “retornando à visão original de Hytale”, reforçando que o desenvolvimento será conduzido de forma independente pelos próximos dez anos — agora financiado diretamente por ele e pelo cofundador Philippe Touchette. “Estamos muito felizes em anunciar que adquirimos Hytale da Riot Games”, disse o criador.
A Riot também comentou a transição. Para o CEO Dylan Jadeja, a decisão segue o princípio da empresa de priorizar escolhas que gerem “o resultado mais positivo para os jogadores”.
Segundo ele, embora o projeto não fizesse mais sentido dentro da Riot, a publisher acredita que o público terá a chance de experimentar uma versão reconstruída do jogo.
A recuperação do projeto também contou com o apoio de Noxy, que havia liderado a Hypixel Studios. Em post anterior, ele agradeceu pela oportunidade de ver Hytale ganhar nova vida e celebrou a determinação de Collins-Laflamme em resgatar o game. “Sou extremamente grato por os jogadores poderem jogar Hytale”, afirmou.

A equipe reestruturada, independentemente da Riot, ainda pretende expandir a força de trabalho nos próximos meses. Segundo Collins-Laflamme, mais contratações devem acontecer para ajudar no processo de reconstrução e estabilização do jogo, que hoje está em um estado considerado “bagunçado e instável”.
Hytale estava em desenvolvimento há 10 anos antes de ser engavetado pela Riot
Hytale iniciou seu desenvolvimento em 2015 e rapidamente conquistou atenção após o trailer de revelação em 2018, que ultrapassou 61 milhões de visualizações.
O projeto chamava a atenção pela proposta de competir diretamente com Minecraft, oferecendo ferramentas de criação, mundos gerados proceduralmente e modos personalizados. Com a aquisição da Hypixel Studios pela Riot em 2020, a expectativa era de que o jogo finalmente avançasse para o lançamento.
Uma versão beta chegou a ser planejada para 2021, mas foi adiada enquanto a equipe reformulava o projeto para múltiplas plataformas. Em 2022, o estúdio anunciou que estava reiniciando o desenvolvimento com uma nova engine.

Entretanto, mesmo após o reinício, o projeto continuou a enfrentar atrasos. Noxy explicou que o escopo do jogo cresceu de forma significativa ao longo dos anos, aumentando as exigências técnicas e dificultando o progresso.
“Ficou claro que precisaríamos de muito mais tempo para chegar a um ponto em que pudesse sustentar a visão ambiciosa do jogo”, disse ele.
Em junho de 2025, no entanto, a Riot optou por encerrar a Hypixel Studios e suspender o desenvolvimento de Hytale, afirmando que, apesar dos esforços, o jogo ainda não estava pronto para evoluir ao ponto necessário.
E agora? Qual o futuro de Hytale?
Com a volta de Hytale às mãos de seu criador, o projeto deve seguir por um caminho mais enxuto, priorizando a estrutura idealizada originalmente antes das mudanças realizadas sob a gestão da Riot. Collins-Laflamme já indicou que pretende lançar o jogo “o mais rápido possível”, possivelmente em acesso antecipado.
A expectativa, segundo o próprio desenvolvedor, é reconstruir gradualmente o game com participação direta da comunidade. Ele afirma que o objetivo é entregar algo funcional no início, ainda que longe do formato final ideal.
“Não será perfeito no primeiro dia. Minha esperança é que, juntos, possamos moldá-lo em algo verdadeiramente especial”, declarou.

A nova fase indica que Hytale deve abandonar parte das ambições que dificultaram seu avanço nos últimos anos, focando em estabilidade, polimento e uma base jogável que permita iterações constantes. Mais detalhes sobre calendário e escopo devem ser revelados após a reorganização completa da equipe.
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