Home Variedade Cloudflare volta ao normal; empresa explicou o motivo da falha que derrubou internet

Cloudflare volta ao normal; empresa explicou o motivo da falha que derrubou internet

by Fesouza
5 minutes read

A Cloudflare informou que seus serviços voltaram a operar normalmente após uma falha derrubar sites e aplicativos na manhã desta terça-feira (18). A empresa escreveu que segue monitorando a situação e que está realizando uma investigação mais detalhada sobre o problema.

Em publicação no X, o diretor de tecnologia da Cloudflare, Dane Knecht, deu mais detalhes sobre o motivo do ‘apagão’.

Montagem com fotos do X, da Cloudflare e do ChatGPT
Falha na Cloudflare derrubou serviços como X, ChatGPT e Canva (Imagem: Photo Agency, IB Photography e PeachY Photograph – Shutterstock)

Cloudflare voltou a operar normalmente

Por volta das 8h (horário de Brasília) desta terça, a Cloudflare passou por uma falha técnica que derrubou sites e aplicativos. Usuários de plataformas que usam a infraestrutura da empresa – como X, ChatGPT, Letterboxd e até o Olhar Digital – experienciaram uma mensagem de erro na tela, que impedia o acesso.

A companhia escreveu que se tratava de um erro generalizado que afetou vários clientes e que estava trabalhando para reestabelecer os serviços afetados.

Foi às 10h09 que a empresa afirmou que o problema foi identificado e uma correção estava sendo implementada. Já às 10h13, escreveu que fez mudanças que permitiram que seus sistemas se recuperassem e que as taxas de erro voltaram aos números anteriores ao incidente.

Mesmo assim, alguns serviços ainda sofriam instabilidades. Por volta das 11h40, a empresa escreveu que a correção foi implementada e o incidente foi resolvido, mas que ainda trabalhava para solucionar erros que permaneceram após a implementação.

A partir das 13h46, a companhia afirmou que, apesar de receber alguns relatos de falhas, já observava os sistemas voltando ao normal.

O problema foi resolvido por completo às 14h44. Uma atualização deste horário dizia que “os serviços da Cloudflare estão operando normalmente. Não estamos mais observando níveis elevados de erros ou latência na rede”. A empresa completou que suas equipes de engenharia continuam monitorando a situação e que já era seguro reativar os sistemas da Cloudflare.

Uma investigação aprofundada sobre a origem do erro está sendo conduzida.

Cloudflare volta ao normal; empresa explicou o motivo da falha que derrubou internet
(Imagem: Reprodução de tela)

Executivo da Cloudflare de pronunciou

Ao Olhar Digital, a Cloudflare afirmou que observou um “pico de tráfego incomum” em seus serviços por volta das 8h20 (horário de Brasília), o que fez com que parte do tráfego que passava por sua sede (na Califórnia, nos Estados Unidos) apresentasse erros. A empresa admitiu que ainda não sabia a causa do aumento repentino do tráfego e que investigaria o problema.

O diretor de tecnologia da Cloudflare, Dane Knecht, foi quem se pronunciou. Em publicação no X, ele atribuiu a falha a um “bug latente”.

Resumindo, um bug latente em um serviço que sustenta nossa capacidade de mitigação de bots começou a apresentar falhas após uma alteração de configuração de rotina que fizemos. Isso causou uma degradação generalizada em nossa rede e outros serviços. Não se tratava de um ataque.

Dane Knecht, diretor de tecnologia da Cloudflare, no X

Ou seja, não foi um problema externo, mas sim um bug que passou despercebido.

Knectch ainda pediu desculpas, dizendo que a Cloudflare falhou com seus clientes e “com a internet no geral”, mas que está trabalhando para que isso não se repita.

Cloudflare volta ao normal; empresa explicou o motivo da falha que derrubou internet
Erro impediu que usuários acessassem sites (Imagem: Reprodução de tela)

Leia mais:

Apagão de internet ficou mais comum?

De acordo com estimativas do W³ Techs, 20% de todos os sites da internet usam os serviços da Cloudflare. E essa não foi a primeira vez que um provedor global passa por uma falha.

O Olhar Digital consultou especialistas sobre os ‘apagões de internet’ e sobre o caso desta terça-feira. Confira neste link.

O post Cloudflare volta ao normal; empresa explicou o motivo da falha que derrubou internet apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment