Na manhã desta quarta-feira (19), a Adobe revelou a aquisição da plataforma de marketing digital Semrush. Em um acordo bilionário, a dona do Photoshop e Premiere pagará US$ 1,9 bilhão (cerca de R$ 10 bilhões) em uma transação movida primordialmente por expansões em inteligência artificial (IA).
A aquisição será feita em dinheiro, avaliando cada ação em US$ 12. Como a própria Adobe aponta em seu comunicado oficial, a movimentação ocorre por conta dessa nova era de IAs agênticas. O time que se popularizou com seus softwares de edição audiovisual destaca a necessidade de aumentar sua visibilidade de marca em um cenário dominado por LLMs (Modelos de Linguagem Grande).
Dessa forma, a Adobe aponta que essas ferramentas de IA, inclusive o Gemini e ChatGPT, estão sendo mais usadas para obter informações e tomar decisões. A compra da Semrush simboliza essa estratégia de apostar no marketing voltado para IAs com a técnica de GEO (Generative Engine Optimization), juntamente ao SEO tradicional.

“Com seus recursos de GEO e mais de dez anos de experiência em SEO, a Semrush ajuda as marcas a aumentar sua visibilidade e expandir o alcance do público. As soluções da Semrush atendem a uma necessidade crescente e essencial para os profissionais de marketing: manter a visibilidade nas buscas realizadas por IA”, aponta a nota oficial da Adobe.
O que é e como funciona a Semrush?
Muito utilizado por empresas de marketing, agências de publicidade e propaganda, e até veículos jornalísticos, a Semrush se tornou uma das principais opções para análise de SEO. Com planos empresariais parrudos e inúmeras funcionalidades, a plataforma concentra inúmeros dados para gestão e melhorias de desempenho na criação de conteúdo.
- O grande foco do Semrush está na análise de SEO, seja para monitoramento de palavras-chave, auditoria e verificação de websites, e ranqueamento;
- Esse tipo de recurso é ideal para sites, que usam a plataforma como um tipo de guia na produção de materiais online;
- Na publicidade, há amplo suporte para campanhas no Google Ads e Meta Ads, para aumentar o tráfego pago;
- Para criação dos conteúdos, é possível agendar posts, realizar testes de performance e estudar o engajamento de publicações;
- Ao todo, a aplicação tem milhões de usuários pelo mundo e é utilizada por gigantes, como Amazon e Tesla, para verificar suas métricas;
- A transação foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas;
- Com a junção de ambas, a expectativa é que os clientes tenham uma solução profissional mais abrangente de marketing e edição criativa.
Mesmo com o anúncio e a aprovação de ambos os conselhos, a conclusão da compra da Semrush pela Adobe deve ocorrer no primeiro semestre de 2026. Contudo, será preciso aguardar por certas etapas burocráticas que envolvem transações milionárias como essa, como a aprovação de órgãos regulatórios antitruste e acionistas.
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