A edição 2025 da Black Friday está chegando, com a promessa de ofertas interessantes para diversos tipos de produtos. A campanha pode ser uma boa oportunidade para adquirir seu primeiro Kindle ou trocar o modelo antigo por uma versão recente.
O popular e-reader da Amazon tem tela que simula a aparência de papel, oferecendo, também, a possibilidade de ler revistas e jornais. Diferente de smartphones e tablets, não acessa redes sociais nem jogos, evitando que o usuário se distraia enquanto coloca a leitura em dia.
Na dúvida sobre qual Kindle vale mais a pena comprar na Black Friday? O TecMundo apresenta, agora, um resumo com as principais características de cada modelo à venda.
Modelos de Kindle disponíveis em 2025
Este ano, a Amazon Brasil comercializa a versão padrão da geração mais recente, as linhas Paperwhite e Colorsoft, este último lançado no país em julho com tela colorida. Confira as diferenças entre cada opção.
Kindle (11ª geração)
Modelo de entrada do leitor de livros digitais da Amazon, tem tela de 6 polegadas antirreflexo, resolução de 300 ppi e quatro LEDs de iluminação, facilitando a leitura durante o dia e à noite. Há, ainda, o modo noturno para maior conforto ocular em locais escuros.
O Kindle básico possui capacidade de armazenamento de 16 GB e a bateria tem duração estimada de seis semanas, segundo a gigante varejista, concluindo a recarga em quatro horas. Ele traz conectividade Wi-Fi, pesa 158 g e pode ser encontrado nas cores preta e verde.
Kindle Paperwhite
Apresentado como o “Kindle mais rápido já lançado”, o modelo Paperwhite é ligeiramente maior, com tela de 7 polegadas antirreflexo e 300 ppi de resolução. No entanto, usa 17 LEDs embutidos, o que significa uma capacidade maior para configurar a iluminação.
Outros diferenciais são design com tela lisa, ajuste de temperatura da luz e a certificação IPX8, ou seja, possui resistência à água. Com isso, o proprietário fica despreocupado ao utilizá-lo em locais como na beira da piscina, na banheira e na praia.
Além disso, a bateria tem o dobro da capacidade, com autonomia de 12 semanas e carregamento completo em cinco horas ou na metade do tempo com adaptador de 9W. O Kindle Paperwhite tem 16 GB de armazenamento, pesa 211 g e é comercializado na cor preta.

Kindle Paperwhite Signature Edition
Para quem possui um acervo maior de livros digitais, o modelo se diferencia do Paperwhite por oferecer 12 GB de armazenamento. O sensor de luz adaptável, que se ajusta automaticamente ao ambiente, e o carregamento sem fio são outros destaques.
O Kindle Paperwhite Signature Edition também é um pouco mais pesado, com 214 g, e vem na cor preta metálica. As demais especificações são as mesmas da variante convencional.
Kindle Colorsoft
Novidade mais recente da linha, a versão com tela colorida do Kindle possui display de 7 polegadas antirreflexo com 150 ppi de resolução no modo a cores e 300 ppi em preto e branco. Já a iluminação embutida chega a 25 LEDs, oferecendo conforto visual reforçado.
A versão também possibilita inverter o texto preto e o fundo branco dos livros e vice-versa, bem como ajustar o tamanho e o tipo da fonte, o espaçamento e as margens. O ajuste da temperatura da luz de tela é outro atrativo, variando do branco ao âmbar.
Proteção contra água e armazenamento de 16 GB são outras características do Kindle Colorsoft, cuja autonomia é de oito semanas. A versão pesa 215 g e é oferecida na cor preta.

Kindle Colorsft Signature Edition
Por fim, há a versão mais poderosa do Kindle colorido, que adiciona 32 GB de espaço para guardar livros, jornais e revistas digitais e o sensor de luz adaptável. Ele também conta com carregamento sem fio, trazendo mais praticidade.
A variante Signature Edition pesa 219 g e é vendida na tonalidade preta metálica, enquanto as outras especificações não mudam em relação ao Kindle Colorsoft.
Qual opção escolher?
Para usuários iniciantes à procura do Kindle mais barato, o modelo de entrada é a escolha perfeita, principalmente se houver um bom desconto na Black Friday. Já para os interessados em uma opção com tela maior e resistência à água, a linha Paperwhite surge como opção.
E para quem não dispensa a tela colorida, pode gastar mais e busca um dispositivo completo, vale apostar no Kindle Colorsoft. É importante lembrar que as variantes Signature Edition têm maior capacidade de armazenamento, atendendo aos usuários que possuem uma ampla biblioteca.
De modo geral, considere as suas necessidades, o orçamento disponível e, é claro, os descontos oferecidos para definir o melhor Kindle para comprar.

E você, qual dos modelos de Kindle prefere? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
