Home Variedade Windows 11: Explorador de Arquivos ficará mais rápido após update

Windows 11: Explorador de Arquivos ficará mais rápido após update

by Fesouza
3 minutes read

A Microsoft oficializou mudanças de um importante recurso do Windows 11 para acelerar a navegação pelo sistema operacional. A função modificada é a do Explorador de Arquivos (File Explorer), que permite o gerenciamento de pastas e documentos.

As alterações estão presentes pela primeira vez na atualização Preview Build 26220.7271 (ou KB5070307). Ela já está disponível para membros do programa de testes Windows 11 Insiders e, gradualmente, será disponibilizado para mais usuários.

O novo Explorador de Arquivos no Windows 11

Segundo a empresa, novos “refinamentos” enxugam a quantidade de opções ativadas no menu de contexto, quando você clica em um arquivo com o botão direito do mouse ou touchpad.

A companhia removeu ou condensou algumas possibilidades de ação que eram pouco ou nada usadas, facilitando o uso e o carregamento do menu. Recursos como compressão, rotação e adição como fundo de tela em uma imagem agora estão presentes como um submenu próprio chamado temporariamente de “Gerenciar arquivo”.

Windows 11: Explorador de Arquivos ficará mais rápido após update
O antes (à direita) e o depois (à esquerda) do Explorador de Arquivos com menos opções no menu. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Além disso, o Explorador de Arquivos agora será pré-carregado no sistema operacional e passa a operar em segundo plano para melhorar o desempenho da própria pasta.

Dessa forma, quando você precisa acessar a função, ela vai abrir de forma mais rápida e dinâmica, praticamente sem impactar o desempenho do PC. Usuários que não querem habilitar o carregamento prévio da pasta podem desabilitar esse recurso nas configurações, mas ele ficará ligado por padrão.

O que mais muda na atualização Preview Build 26220.7271

  • A experiência Xbox em janela de tela cheia, que tem uma interface similar aos consoles da Microsoft para que você se concentre mais na jogatina em um desktop, notebook ou tablet, fora os consoles portáteis como o ROG Ally X.
  • Um modo de recuperação pontual (Point-in-time) para o Windows, que restaura o seu PC para um momento exato no tempo que facilita o restauro do aparelho após problemas.
Windows 11: Explorador de Arquivos ficará mais rápido após update
O novo modo de recuperação aparece nesta tela do Windows. (Imagem: Divulgação/Microsoft)
  • Melhorias no reconhecimento de comandos de voz e ditados do usuário, com a conversão desses conteúdos para texto reconhecendo inclusive a necessidade de pontuação e eventuais correções gramaticais.
  • Continuidade do uso de certos aplicativos do Android para o PC, incluindo ferramentas do Microsoft 365 Copilot ou até do navegador, dependendo da fabricante.
  • Possibilidade de desinstalar aplicativos da Microsoft Store dentro da página da biblioteca de apps do próprio Windows.
  • Fora realizadas ainda correções de bugs e otimizações no geral. A lista completa de mudanças da atualização pode ser conferida no blog do Windows Insider.

O Windows 11 mudou nas últimas semanas até mesmo o Menu Iniciar, que ganhou novas informações e reorganizou arquivos. Confira aqui o novo visual!

You may also like

Leave a Comment