No início do ano, o Google confirmou que o Google Assistente daria adeus dos dispositivos da marca para a expansão do Gemini. Agora, a empresa cravou uma data de quando esse clássico assistente irá parar de funcionar no Android: a partir de março de 2026.
A informação foi divulgada em uma página de suporte da empresa, e estava bem escondida, deixando claro que o Assistente já não é mais nenhuma prioridade do Google. Na página, a empresa menciona que o Gemini irá substituir essa aplicação, e entenderá os mesmos comandos que o antigo assistente já conseguia interpretar.
Mesmo que ainda esteja disponível no ecossistema Android, o Google assistente já caiu em desuso desde que o Gemini ganhou aplicativos e integrações próprias. Em aparelhos da Samsung, que correspondem a uma grande fatia do mercado de celulares, a inteligência artificial (IA) do Google já faz todas as funções da antiga tecnologia, só que de forma bem aprimorada.

Embora não cite isso na página, a declaração inicial do Google é que só manteria o antigo assistente em aparelhos com 2 GB de RAM e que ainda rodam o Android 9 ou versões anteriores. Para estes casos, por conta de dificuldades em rodar o Gemini, será mantido o Google Assistente por um certo período adicional, mas que também não foi informado.
O fim de uma era
Lançado em maio de 2016, o Google Assistente completará dez anos de existência quando for descontinuado.
- A aposentadoria do serviço também não é surpresa, já que mesmo antes do anúncio o Google já estava substituindo seu serviço de comandos por pelo Gemini;
- Além dos smartphones, o Assistente também será descontinuado em tablets, carros, fones de ouvido, TVs, speakers e relógios inteligentes;
- Cada um desses produtos pode ter um fim de ciclo diferente, já que são para nichos distintos;
- Em seu lançamento, há quase uma década, o Assistente mostrou como seria o futuro ao utilizar voz e outros comandos para se comunicar com o aparelho;
- Apesar disso, algumas falhas e bugs constantes na aplicação tornaram o aplicativo um tanto quanto pedante para muitos usuários;
- Com as capacidades melhoradas do Gemini, a IA consegue fazer muito mais e em menos tempo.
O Google lançou na última semana o Gemini 3, seu modelo mais poderoso até agora. A tecnologia promete ser bem mais inteligente, útil, navegar por interfaces generativas e possui menor tendência à bajulação em perguntas que não sabe tão bem as respostas ou outras questões.
Quer acompanhar tudo sobre o mercado de aplicativos e inteligência artificial? Fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre o Gemini e outros lançamentos do Google.
