Home Variedade Varejistas apostam em IA para influenciar compras de fim de ano

Varejistas apostam em IA para influenciar compras de fim de ano

by Fesouza
4 minutes read

Grandes varejistas dos Estados Unidos estão reformulando sua estratégia digital para a temporada de festas, como explica uma matéria da Reuters.

Em vez de concentrar esforços apenas em anúncios tradicionais no Google e redes sociais, empresas agora disputam espaço dentro de chatbots como ChatGPT e Gemini — cada vez mais usados por consumidores na busca por ideias de presentes, comparações de preços e até compras diretas.

Com US$ 253 bilhões previstos para as vendas online neste fim de ano, a corrida é para ser encontrado pelas ferramentas de IA generativa.

Segundo a Evertune.ai, marcas que antes publicavam poucos textos por mês agora chegam a produzir centenas, tentando tornar seus produtos mais “visíveis” para os modelos de linguagem.

Varejistas apostam em IA para influenciar compras de fim de ano
Varejistas correm para se adaptar à era dos chatbots – Imagem: Blue Planet Studio/Shutterstock

Estratégias para conversar com robôs, não com pessoas

  • Como ainda não é possível anunciar diretamente nos principais chatbots, varejistas estão criando novos caminhos.
  • Isso inclui publicar mais conteúdo em blogs, produzir textos detalhados em redes como o Reddit e até manter sites invisíveis ao público, projetados exclusivamente para scrapers de IA — robôs que coletam informações e alimentam sistemas como ChatGPT e Gemini.
  • Os resultados iniciais animam o setor. De acordo com a Adobe Analytics, o tráfego gerado por IA para sites de varejo saltou 830% nos primeiros dias de novembro.
  • Usuários encaminhados por agentes de IA têm 30% mais chance de finalizar uma compra do que visitantes originados em buscas tradicionais.

Leia mais:

Varejistas apostam em IA para influenciar compras de fim de ano
Empresas tentam entender como funcionam as recomendações de sistemas de IA enquanto consumidores migram para compras guiadas por conversas com chatbots – Imagem: Hadrian/Shutterstock

Pequena audiência, grande potencial

Apesar do crescimento, o volume ainda é modesto: em outubro, as referências do ChatGPT representaram menos de 1% do tráfego de gigantes como Amazon e Walmart. Mas empresas enxergam valor na “qualidade” desses visitantes.

A Brooklinen, por exemplo, intensifica parcerias com influenciadores para abastecer a IA com textos e transcrições, enquanto a R+Co compra anúncios baseados em perguntas feitas à assistente Alexa.

Google e Amazon também expandem recursos de IA voltados ao consumo, e redes como Walmart e Target já planejam apps que permitirão compras diretamente por chatbots.

walmart
Com consumidores usando assistentes de IA para decidir o que comprar, marcas disputam espaço em um ambiente sem publicidade tradicional – Imagem: Alexanderstock23/Shutterstock

O post Varejistas apostam em IA para influenciar compras de fim de ano apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment