O Model Y, carro elétrico fabricado pela Tesla, chegou à Índia em julho deste ano. Até então, conforme dados do governo indiano, foram vendidas apenas 100 unidades do veículo no país. O motivo pode estar relacionado ao seu alto preço: US$ 67 mil (cerca de R$ 357 mil). O valor é elevado devido à tarifa de importação de 100% à qual ele é submetido.
Em comparação com a maioria dos carros comercializados na Índia, o preço pode ser considerado extravagante. Segundo a Reuters, analistas apontam que os automóveis costumam ser vendidos por US$ 22 mil (aproximadamente R$ 117 mil) no país.
Diante desse cenário, a Tesla decidiu apostar no baixo custo de manutenção e consumo de combustível para atrair consumidores indianos.
Leia mais:
- Tesla planeja redesenhar maçanetas após relatos de falhas
- Tesla encara queda global nas vendas enquanto Musk mira robótica
- Elon Musk diz que outras montadoras não desejam o FSD, um modo de direção autônoma da Tesla

Economia de US$ 22 mil em até cinco anos
Em uma declaração dada a repórteres em Gurugram, onde nesta quarta-feira (26) a companhia realizou o evento de inauguração de seu maior centro de vendas e serviços na Índia, Sharad Agarwal, gerente-geral da Tesla no país, afirmou que quem decidir comprar um Model Y pode ter uma economia de aproximadamente US$ 22 mil (por volta de R$ 117 mil) em um período de quatro a cinco anos.
“A Tesla não fornece um cronograma de manutenção porque a maior parte do serviço é feita remotamente por meio de atualizações de software, o que reduz o custo de propriedade. E o custo do carregamento doméstico é um décimo do preço da gasolina”, disse o executivo.
A busca por ampliar a marca na Índia
A Tesla vem trabalhando para expandir a sua marca na Índia. Além do centro de vendas e serviços inaugurado nesta quarta-feira, a empresa tem implementado, de forma gradual, sua rede de superchargers, estações de carregamento rápido de alta potência para os automóveis da marca, iniciando a implantação pelas cidades de Gurugram, Mumbai e Delhi.

Imagem: Mike Mareen/Shutterstock
Diante da tentativa de expansão, a marca busca superar rivais locais, como a Tata Motors, a SAIC Motor e a Mahindra & Mahindra.
O post Tesla revela estratégia para vender o Model Y na Índia: economia em combustível e manutenção apareceu primeiro em Olhar Digital.
