Home Variedade Telescópio no Chile captura imagem deslumbrante de “borboleta cósmica”

Telescópio no Chile captura imagem deslumbrante de “borboleta cósmica”

by Fesouza
4 minutes read

Um telescópio no Chile capturou recentemente uma imagem inédita e impressionante de uma estrutura que se assemelha a uma grande borboleta vagando pelo cosmos. A fotografia, que revela detalhes fascinantes do universo, foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo NOIRLab, o laboratório de pesquisa astronômica da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos.

A imagem foi registrada no mês passado pelas lentes poderosas do telescópio Gemini South. O objeto celeste em destaque é chamado de Nebulosa Borboleta, uma formação gasosa espetacular que parece uma verdadeira “borboleta cósmica“. O novo registro oferece uma visão privilegiada de um dos fenômenos mais bonitos da nossa galáxia.

Telescópio no Chile captura imagem deslumbrante de “borboleta cósmica”
Imagem da Nebulosa da Borboleta feita pelo Telescópio Espacial Hubble (Imagem: NASA/ESA/Equipe Hubble SM4 ERO)

Leia mais:

Por que a Nebulosa Borboleta parece uma borboleta cósmica?

  • Localizada na constelação de Escorpião, a Nebulosa Borboleta encontra-se a uma distância estimada entre 2,5 mil e 3,8 mil anos-luz da Terra. Para se ter uma ideia da imensidão dessa distância, vale lembrar que apenas um ano-luz equivale a cerca de 9,6 trilhões de quilômetros;
  • No coração dessa nebulosa bipolar, reside uma estrela anã branca, um remanescente estelar que, há muito tempo, expulsou suas camadas externas de gás;
  • Esse gás descartado pela estrela é o responsável por formar as “asas” que vemos na imagem, criando uma silhueta que lembra uma borboleta;
  • O material se expande e ondula a partir da estrela envelhecida localizada no centro.
Telescópio no Chile captura imagem deslumbrante de “borboleta cósmica”
A região central da Nebulosa da Borboleta e seu toro empoeirado, fotografados pelo James Webb, que consegue ver através de grande parte da poeira e revelar detalhes inéditos (Imagem: ESA/Webb/NASA & CSA/M. Matsuura/ALMA [ESO/NAOJ/NRAO]/ N. Hirano e M. Zamani [ESA/Webb])

É o intenso calor emanado por essa anã branca que faz com que o gás brilhe intensamente, resultando nas cores e formas “ondulantes” capturadas com precisão pelo equipamento no Chile.

Imagem é resultado de iniciativa com estudantes no Chile

Este registro astronômico carrega um significado especial que vai além da ciência pura. O alvo não foi escolhido aleatoriamente pelos cientistas, mas, sim, selecionado por crianças em idade escolar no Chile.

A iniciativa fez parte das comemorações dos 25 anos de operação do Observatório Internacional Gemini, conectando a comunidade local com a pesquisa de ponta realizada no Chile.

Vista aérea do telescópio chileno
Telescópio chileno foi o responsável pelo clique (Imagem: Reprodução)

O post Telescópio no Chile captura imagem deslumbrante de “borboleta cósmica” apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment