Home Variedade Quando usar vacinas fracionadas? Novo estudo traz respostas

Quando usar vacinas fracionadas? Novo estudo traz respostas

by Fesouza
3 minutes read

Um novo estudo mostra que aplicar vacinas em doses fracionadas durante surtos pode reduzir significativamente o número de infecções, especialmente quando há falta de doses ou dificuldades de distribuição.

A pesquisa, intitulada “Quando as vacinas em doses fracionadas devem ser usadas?”, é assinada por Francis de Véricourt, professor da ESMT Berlin, e por Jérémie Gallien e Naireet Ghosh, da London Business School.

O artigo, aceito pela revista Manufacturing & Service Operations Management, combina modelos epidemiológicos e de logística para orientar decisões de vacinação em cenários reais.

tubos de ensaio
Modelo matemático combina epidemiologia e logística e indica cenários em que reduzir a dose protege mais gente (Imagem: Inna Dodor / Shutterstock.com)

Como o modelo funciona

  • Os autores criaram uma simulação que considera limitações comuns em campanhas de vacinação, como estoques restritos, atrasos na entrega e capacidade reduzida de aplicação.
  • O estudo mostra que doses fracionadas (que usam menos antígeno) podem diminuir infecções mesmo sendo ligeiramente menos eficazes do que as doses completas.
  • Elas se tornam especialmente úteis quando o fornecimento é escasso ou a aplicação é lenta, permitindo vacinar mais pessoas rapidamente.
  • Porém, quando o suprimento é amplo ou a capacidade operacional é o principal limite, as doses completas permanecem a melhor escolha.

Leia mais:

vacina
Pesquisadores explicam por que doses fracionadas funcionam em pandemias (Imagem: Peter Hansen/iStock)

Impacto em surtos reais

Dois estudos de caso ilustram o potencial da estratégia. Na temporada de gripe de 2004-2005 nos EUA, o uso de doses fracionadas poderia ter evitado 32 milhões de infecções adicionais.

Na campanha de COVID-19 na Nigéria, onde faltavam vacinas, a estratégia ideal poderia ter aumentado em 131% o total de casos evitados, isto é, cerca de 11 milhões.

“Vacinas em doses fracionadas podem ampliar o alcance de recursos limitados”, afirma De Véricourt. Segundo ele, os resultados oferecem uma orientação prática para governos decidirem quando vale a pena adotar doses menores para proteger mais pessoas.

Médico com uma serunga
Novo modelo indica quando doses menores evitam mais infecções (Imagem por pedro7merino – Shutterstock)

O post Quando usar vacinas fracionadas? Novo estudo traz respostas apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment