Home Variedade BC lança recurso que impede abertura de contas no seu nome

BC lança recurso que impede abertura de contas no seu nome

by Fesouza
3 minutes read

O Banco Central lançou o recurso “BC Protege+”, que possibilita os cidadãos informarem à autoridade financeira que não desejam mais abrir contas bancárias em seu nome. Disponível desde ontem (01), a ferramenta pode ser facilmente desativada e mira reduzir golpes financeiros no Brasil.

Em outras palavras, o mecanismo da entidade faz com que nenhuma instituição financeira e nem ninguém possa abrir uma nova no nome da pessoa que realizou o cadastro. Por exemplo, em casos de golpes onde houve vazamento de número de CPF e nome da vítima, caso a função esteja ativada, os criminosos não vão conseguir realizar a abertura de uma conta.

Esse bloqueio é diretamente realizado pelo BC, que comunica todas as empresas financeiras sobre o desejo da pessoa. Neste recurso, estão contemplados os bloqueios para abertura de novas conta-corrente e conta poupança, mas não embarca as chamadas contas salário, já que são criadas para receber o pagamento por seus serviços.

A parte boa dessa ferramenta é que mesmo após sua ativação, a pessoa pode desativá-la rapidamente. Então, caso haja a vontade de abrir uma nova conta bancária, basta desativar a tecnologia e prosseguir com os trâmites necessários para a abertura da conta, sem maiores problemas.

Como ativar o BC Protege+?

Ao ativar o recurso de proteção do BC Protege+, as etapas necessárias são bem simples. O mais complicado é a necessidade de realizar o login por uma conta Gov, então caso você não tenha, ou esqueceu sua senha, é melhor providenciar isso o quanto antes para prosseguir no procedimento.

szdrfgzsdrgz.jpg
Ativação do BC Protege+ demora menos de cinco minutos (Captura de tela: Felipe Vidal/TecMundo)
  • Primeiro, é necessário entrar no site oficial do Banco Central;
  • Também é possível pular essa etapa e entrar direto na página do BC Protege+;
  • Lá, clique no botão azul de “Fazer Login” e insira seus dados da conta Gov;
  • Após o login, clique no botão “Autorizar” para compartilhar seus dados com o serviço;
  • Na nova página, role para baixo e na aba “BC Protege” clique em “Gerenciar a proteção”;
  • Em “Contas — abertura e inclusão” clique no botão de Proteção desativada para confirmar a ativação do mecanismo;
  • Confirme o processo na janela que abrir.

Com o passo a passo acima, seus dados estarão mais protegidos, e ninguém poderá criar novas contas bancárias em seu nome. Se você desejar abrir uma nova conta, lembre-se que o recurso está ativo, e para desativá-lo basta seguir o esquema acima novamente e clicar no botão que reverte essa decisão.

Quer acompanhar novidades do Banco Central, o mercado financeiro, golpes e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.

You may also like

Leave a Comment