A Apple confirmou na segunda-feira (1º) que o chefe de IA da companhia, John Giannandrea, vai deixar o cargo e passará a atuar como consultor antes de se aposentar, no primeiro semestre de 2026. A mudança acontece em meio a críticas e atrasos relacionados ao lançamento da nova Siri.
Tentando colocar a assistente de voz novamente em destaque após o boom dos chatbots alimentados por inteligência artificial, a gigante de Cupertino precisou adiar a estreia da versão otimizada, inicialmente prevista para o início deste ano. Na ocasião, surgiram rumores de insatisfação do CEO da empresa, Tim Cook, com a liderança da divisão.
Quem será o novo chefe de IA da Apple?
Com a confirmação da saída de Giannandrea, que oficialmente era vice-presidente sênior de Aprendizado de Máquina e Estratégia de IA, a Apple escolheu o renomado pesquisador de IA, Amar Subramanya. Ele irá se reportar diretamente ao vice-presidente sênior de engenharia de software, Craig Federighi.
- Subramanya ficará responsável por liderar áreas críticas, como Modelos da Apple Foundation, Pesquisas em Machine Learning e Segurança e Avaliação de IA;
- Recentemente, ele estava na Microsoft, onde atuou como vice-presidente corporativo da área de inteligência artificial;
- Além disso, trabalhou 16 anos no Google, ocupando cargos como a liderança da equipe de engenharia do Gemini;
- As outras áreas que estavam sob a administração de Giannandrea serão distribuídas entre o diretor de operações, Sabih Kahn, e o chefe de serviços, Eddy Cue, para um melhor alinhamento com organizações semelhantes.

“Sua profunda expertise tanto em pesquisa em IA quanto em Machine Learning (ML), assim como na integração dessa pesquisa em produtos e recursos, será importante para a inovação contínua da Apple e para os futuros recursos da Apple Intelligence”, destacou a gigante da tecnologia, em comunicado.
A companhia também agradeceu pelo trabalho de John, contratado em 2018, afirmando que ele desempenhou papel essencial no avanço das ferramentas de IA, “construindo uma equipe de classe mundial e liderando-a no desenvolvimento e implantação de tecnologias críticas”.
Quando a nova Siri será lançada?
Depois de admitir que o desenvolvimento de uma versão da clássica assistente de voz aprimorada com IA estava demorando mais que o esperado, a Apple planeja lançar a nova Siri no primeiro semestre de 2026, de acordo com a Bloomberg. Para as melhorias, a big tech deve utilizar uma versão customizada dos modelos Gemini do Google.
“Além de aumentar sua equipe de liderança e responsabilidades em IA com a entrada de Amar, Craig tem sido fundamental para impulsionar nossos esforços de IA, incluindo a supervisão do nosso trabalho para trazer uma Siri mais personalizada aos usuários no próximo ano”, comentou Cook, falando sobre a expectativa para a divisão após a reformulação.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.
