Em mais uma gafe envolvendo o uso de inteligência artificial, o Google aparentemente plagiou uma receita publicada em um blog para demonstrar as capacidades do NotebookLM. Assim que a semelhança foi percebida, a empresa removeu a publicação.
O post foi divulgado pela conta oficial do NotebookLM (@NotebookLM) no X em 26 de novembro. Nele, a Gigante das Buscas destacava como a ferramenta poderia ajudar na criação de infográficos temáticos, usando como exemplo uma imagem com a receita de um prato chamado Classic Buttery Herb Stuffing — apresentada como se fosse uma “receita familiar”.
Após ganhar tração na rede social, um usuário notou que a receita mostrada era extremamente parecida com uma publicada pelo blog HowSweetEats, incluindo ingredientes praticamente idênticos.
A publicação não mencionava a fonte do conteúdo original. Quando a acusação de plágio viralizou, o Google apagou o post.
Informações de fontes desconhecidas
É possível que a IA não tenha puxado a receita diretamente do site original, mas a tenha reproduzido com base no material usado no treinamento. Sem saber exatamente de onde veio a informação, o modelo apenas apresentou a receita — que, por coincidência ou não, é muito semelhante ao conteúdo disponível online.
Boa parte dos dados usados para treinar grandes modelos de linguagem, como o Gemini, vem de web scrapping, técnica que coleta grandes quantidades de conteúdo disponível publicamente. A aparição de uma receita praticamente copiada em um infográfico gerado por IA reforça que, muitas vezes, o material não é devidamente creditado. Enquanto isso, o Google continua se beneficiando do uso dessas informações sem necessariamente direcionar tráfego ao autor original.
Quer seguir acompanhando os impactos da IA e os bastidores das grandes big techs? Continue de olho no TecMundo.
