A Uber anunciou um novo recurso que promete ajudar bastante os usuários com deficiência visual e que possuem cães-guia. A ideia é evitar constrangimentos ou recusas de motoristas, dando autonomia ao usuário. Famílias socializadoras (que “treinam” o cão-guia) também poderão utilizá-lo.
A novidade permite que o usuário com deficiência visual informe, antes de solicitar a corrida, sua condição, escolhendo se só a Uber receberá essa informação, ou se o motorista também poderá visualizá-la. Por enquanto, não há data para que o recurso seja implementado no aplicativo.

Detalhes da configuração do recurso para deficientes visuais da Uber
- O usuário pode escolher ativar ou desativar o serviço a qualquer momento;
- A ferramenta é opcional e o usuário pode seguir solicitando viagens mesmo sem ela ativa;
- Para configurar, execute os seguintes passos:
- Vá em “Conta“;
- Siga para “Configurações“;
- Então, acesse “Acessibilidade“;
- Depois, clique em “Cão-guia“;
- Vá para “Preencher formulário de elegibilidade“;
- Clique em “Vou viajar com meu cão-guia“;
- Por fim, basta informar se os motoristas da Uber também serão avisados a respeito.
Política de Cão-Guia
Vale ressaltar que os motoristas da plataforma são obrigados, por lei (Lei Federal n.º 11.126/2005), a transportar pessoas que estejam com seus cães-guia. Caso se recusem a realizar o transporte, suas contas podem ser desativadas no app (isso vale para outros casos de discriminação), entre outras penalidades.
Caso o motorista tente cancelar a viagem de uma pessoa que compartilha a informação de que tem deficiência visual e que anda com cão-guia, a Uber pergunta, automaticamente, ao usuário, o que houve e oferece suporte extra. Segundo a empresa, o suporte vale para todos que usam a plataforma.
A Lei também prevê que “é vedada a exigência de focinheira nos cães-guia, bem como a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos vinculados, direta ou indiretamente, ao ingresso ou à presença do cão-guia nos táxis e veículos de transporte por aplicativos”. Os infratores terão que pagar multa à Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC).

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Mais recursos de acessibilidade
A Uber destaca, ainda, que possui outros recursos de acessibilidade. O primeiro deles é um Guia de Acessibilidade voltado aos motoristas da plataforma, de modo que fiquem por dentro do que rege a Lei e como se portar quando levarem usuários com cão-guia.
Quanto a funções no app, estão os leitores de tela TalkBack (Android) e VoiceOver (Apple). Eles facilitam aos usuários a navegação pelo sistema. Com a colaboração de clientes, a Uber tornou o app mais compatível com tais ferramentas, como ao colocar a cor do veículo e a distância até ele em texto escrito.
Além disso, como usuários com deficiência podem necessitar de mais tempo para embarque, eles podem solicitar à empresa o reembolso ou isenção de taxas de espera (que são aplicadas quando o passageiro não aparece no local de embarque no tempo predeterminado).
Há, ainda, a personalização e indicação de deficiência. Para acessar, vá em “Conta” > “Configurações” > “Acessibilidade“. Nessa tela, poderão informar se possuem deficiência visual. Essa informação aparece para o motorista ao lado do nome do usuário e visa evitar constrangimento.

/Shutterstock)
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