A OpenAI vai mudar os planos atuais por receio de que os serviços da empresa estão ficando para trás no campo da inteligência artificial (IA). A informação é do The Wall Street Journal, que teve acesso a um documento interno da companhia.
De acordo com o memorando, o CEO da OpenAI, Sam Altman, oficialmente ativou o “código vermelho” no projeto do ChatGPT. Em outras palavras, a companhia agora está em modo alerta e vai direcionar esforços para um objetivo específico: melhorar o chatbot da companhia.
- Especificamente, Altman disse que há muito trabalho a ser feito na experiência geral e cotidiana da plataforma, o que significa aprimorar recursos de personalização, melhorar a velocidade e a confiabilidade nas respostas e fazer com que ele responda a ainda mais comandos;
- Como resultado do “código vermelho”, a OpenAI vai adiar por tempo indeterminado o lançamento de recursos paralelos e não tão relevantes para o desempenho do ChatGPT;
- Eles incluem a chegada de anúncios nas buscas, agentes de IA voltados para saúde e novidades na pesquisa por produtos;
- Além disso, a equipe focada no chatbot vai passar por uma reunião diária para reportar os avanços e objetivos.
Pressão contra a OpenAI
Mesmo com outros nomes de peso no mercado também avançados, como o Claude e a Meta AI, a maior preocupação de Altman envolve a Google.
Após ela mesma sair atrás na corrida pela IA e ser bastante criticada pelas primeiras versões do Gemini, novas versões da plataforma foram altamente elogiadas, como os modelos de geração de imagens e vídeo Nano Banana, e até mesmo chegaram a superar o ChatGPT em testes de desempenho.
A pressão por desempenho na OpenAI também tem um motivo financeiro. Mesmo sendo a pioneira no setor atual de chatbots de IA generativa, a empresa ainda encontra dificuldades para equilibrar as contas até mesmo em uma perspectiva de médio prazo.
Mesmo recebendo investimentos e fechando parcerias de altas quantias, a OpenAI não tem perspectiva de lucro pelos próximos quatro anos, inclusive pelos gastos elevados. Investidores ainda não estão tão preocupados, mas logo as cobranças podem começar.
Vendo um lado otimista na situação, Altman disse no memorando que um novo modelo argumentativo da OpenAI está a caminho nos próximos dias e deve superar o Gemini.
Além disso, ele reforça que a empresa “está performando bem em várias outras frentes”, o que significa que o código vermelho ainda não é um pânico completo.
Será que a IA é uma bolha que está se aproximando de estourar na indústria de tecnologia? Confira mais sobre o assunto!
