A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) pediu explicações detalhadas à Waymo sobre o desempenho de seu sistema de direção autônoma, depois que o Distrito Escolar de Austin registrou 19 casos de robotáxis ultrapassando ilegalmente ônibus escolares desde o início do ano letivo 2025–2026.
A solicitação foi formalizada em uma carta enviada à empresa em 3 de dezembro.
O pedido de informações aprofunda uma investigação já aberta em outubro, quando reguladores analisaram um vídeo de um veículo da Waymo contornando um ônibus escolar parado em Atlanta, com placa de “pare” estendida e luzes piscando.

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Na gravação, o robotáxi passa pela lateral direita do veículo escolar e segue adiante. A Waymo justificou que o ônibus bloqueava parcialmente a visibilidade e que o sistema não conseguiu detectar os sinais de parada.
Desde então, a empresa afirma ter lançado uma atualização de software para corrigir o comportamento.
Distrito escolar contesta desempenho após atualização
- Apesar da correção anunciada, o Distrito Escolar de Austin afirma que as violações continuaram — e que ao menos cinco delas ocorreram após a atualização implementada em 17 de novembro.
- Em carta enviada à Waymo, o distrito exigiu que a empresa suspenda as operações de seus veículos em horários de chegada e saída dos alunos, alegando risco à segurança.
- “As atualizações claramente não estão funcionando como deveriam”, diz o documento.
- Quatro dias depois, os reguladores federais comunicaram à Waymo que foram informados sobre os novos incidentes e perguntaram se a empresa havia acatado o pedido do distrito, se a atualização de software resolveu o problema e se há planos para um recall.

Waymo defende segurança e diz colaborar com reguladores
Em comunicado, a Waymo afirmou que a segurança é sua prioridade e destacou que seus robotáxis apresentam redução significativa de acidentes em comparação com motoristas humanos — cinco vezes menos colisões com feridos e 12 vezes menos incidentes envolvendo pedestres. A empresa reiterou que continuará fazendo melhorias e colaborando com a NHTSA.
A Waymo também sustenta que o software atualizado elevou o desempenho do sistema a níveis superiores aos de motoristas humanos nessa situação específica, embora o distrito escolar mantenha críticas e pressione por restrições operacionais.

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