A crise de memórias DRAM chegou em níveis bem alarmantes para quem deseja adquirir novas memórias, e um lançamento chinês simplesmente extrapolou todos os limites. A fabricante chinesa Asgard anunciou um kit de 256 GB baseado na mitologia nórdica que custa mais caro que uma GeForce RTX 5090, a GPU mais rápida do mercado.
Chamado de Valkyrie II Racing Car Limited Edition 256GB, o novo kit da Asgard consiste em quatro módulos de 64 GB no protocolo DDR5 com frequências de até 6.000 MT/s. Na parte interna há uma placa de circuito impresso em 10 camadas com módulos da SK Hynix de 4 GB, operando com latências de C32-45-45-90, e suporte ao AMD Expo.
O conjunto da obra é bem interessante e parrudo, apesar de não estar nem perto das memórias RAM mais velozes da atualidade. Porém, o preço absurdo de 16.999 yuan, ou seja, alto em torno de R$ 13.000 em conversão direta, e que na China representa um valor cerca de 20% maior que o da GeForce RTX 5090.

No Brasil, o valor convertido em reais colocaria esse kit em paridade com certos modelos da GeForce RTX 5080, embora múltiplas versões já custem menos de R$ 9 mil. Seja como for, o novo lançamento da Asgard consegue custar igual ou mais caro do que as duas mais poderosas placas de vídeo disponíveis para a compra.
RAM só vai aumentar de preço
Além do modelo limitado da Valkyrie II, a Asgard também lançou uma versão levemente mais simples, de 192 GB. Nomeada como Thor Black Gold Limited Edition, esse modelo opera com quatro módulos de 48 GB, operando com um PCB de 10 camadas e módulos de 3 GB da SK Hynix, além das latências de 28-36-36-72.
- Por mais que sejam edições mais limitadas, o preço absurdo dessas memórias é fora da realidade, mesmo em momentos de crise;
- Somado o fato deste ser um lançamento, e a atual crise de memórias, o valor dos módulos subiu exponencialmente;
- Nos próximos meses ficará ainda mais caro comprar pentes de RAM, independente da capacidade;
- Mesmo com essas cifras elevadas, a Asgard se tornou uma opção popular entre brasileiros que desejam comprar da China;
- A marca se tornou uma das mais vendidas do segmento em plataformas como o AliExpress e Temu;
- Com a provável alta no preço do varejo brasileiro, muitos consumidores podem olhar esses marketplaces com bons olhos, mas o valor também deve encarecer por lá;
- Há uma expectativa para que até mesmo as placas de vídeo recebam reajustes acima de 10% no preço sugerido.
Ainda não há informações claras sobre quando esse super aumento de preços chegará ao mercado brasileiro, mas isso não deve demorar. É provável que o mercado já aumente os valores nas primeiras semanas de janeiro, quando os estoques das promoções de fim de ano acabarem.
Quer acompanhar novidades sobre hardware, placas de vídeo, lançamentos e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
