Um vazamento na TENAA, a agência reguladora de telecomunicações da China, pode ter confirmado a existência do Realme 16 Pro+, futuro intermediário da marca. Com esse leak, as principais informações técnicas sobre o aparelho surgiram na internet, incluindo a absurda capacidade de 24 GB de RAM, mesmo em plena crise de chips.
Citado pela agência como “RMX5130”, o vindouro Realme 16 Pro+ deve ser lançado em configurações de 24 GB de memória RAM, embora haja opções de 8, 12 e 16 GB disponíveis. Mesmo assim, é muito curioso ver a Realme insistindo em uma quantidade tão alta, mesmo com o aumento exponencial no preço dos chips.
Inúmeros rumores recentes indicam que para 2026, as grandes fabricantes devem reduzir a ficha técnica dos aparelhos para amenizar a crise. Dessa forma, pode ser difícil encontrar lançamentos com 16 GB de RAM nos próximos meses, e os aparelhos que teriam essa capacidade podem ser reduzidos para os 12 GB, suavizando os valores.

Apesar do nível altíssimo de RAM, o chip embarcado no Realme 16 Pro+ não é dos mais entusiastas. Internamente, a fabricante chinesa deve utilizar uma versão aprimorada do Snapdragon 7 Gen 4, uma plataforma octa-core com frequência de 2,8 GHz da Qualcomm, lançada em maio para dispositivos intermediários e com uma NPU melhorada.
Lançamento da Realme pode ter câmera de 200 MP
O design do Realme 16 Pro+ deve ser bem arrojado, possivelmente disponível em versões em preto e dourado, com um módulo de câmeras quadrado metálico, levemente arredondado. Aliás, por falar em câmeras, o sensor primário desse smartphone intermediário deve ter resolução de 200 megapixels.
- Esse conjunto traseiro também acompanha uma câmera ultrawide de 8 MP, além de um sensor adicional de 50 MP com zoom óptico de 3,5x;
- A câmera frontal, para selfies e vídeos, também deve utilizar um sensor parrudinho de 50 MP;
- Sobre a tela, ela deve ter 6,8 polegadas por meio de um painel AMOLED na resolução 2800 x 1280, e taxa de atualização bem alta;
- A expectativa é que o aparelho chegue com a interface Realme UI 7, baseada no Android 16, e tenha três anos de atualização do sistema operacional;
- O armazenamento deve ficar por conta de opções de 128, 256 e 512 GB, além de um 1 TB de espaço;
- Na bateria, o componente pode ter capacidade próxima dos 7.000 mAh, com suporte ao carregamento rápido de 100W.
Além do Realme 16 Pro+, a companhia também deve lançar o Realme 16 Pro com algumas reduções. Dado o vazamento de informações sobre este smartphone, não deve demorar muito até que a Realme oficialize o seu lançamento, mas pode ser que ele chegue primeiro ao mercado chinês, e só depois ao varejo global.
Quer acompanhar novidades sobre smartphones, lançamentos e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
