Home Variedade Lua atinge o periélio antes do solstício de dezembro – entenda

Lua atinge o periélio antes do solstício de dezembro – entenda

by Fesouza
6 minutes read

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, este domingo (21) será o dia com mais tempo de claridade solar em todo o ano. Isso porque nessa data acontece o solstício de dezembro, que representa o início do verão no hemisfério sul. Na véspera, a Lua também atinge um marco: ela alcança o periélio – ponto mais próximo do Sol em sua órbita atual ao redor da Terra.

Sobre o solstício:

  • Solstício é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano e marca o início do verão e do inverno;
  • Nesses dias, a posição do Sol no céu parece estar “parada” por um curto período – é dessa ilusão que vem o nome solstício, que tem origem no latim e significa “Sol parado”;
  • Em termos técnicos, é quando ele atinge a maior ou a menor inclinação em relação à Linha do Equador;
  • Isso ocorre porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor da estrela, quanto a um movimento de rotação em seu próprio eixo;
  • Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios é diferente;
  • Durante o solstício de verão, o Sol alcança sua maior altura no céu;
  • Na ocasião, o dia é mais longo e a noite, mais curta;
  • Já no inverno é o contrário: o astro atinge o ponto mais baixo, tornando mais curto o dia e mais longa a noite.
Lua atinge o periélio antes do solstício de dezembro – entenda
Movimentos de rotação e translação da Terra ocasionam os equinócios e solstícios. Crédito: Sakurra – Shutterstock

De acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org, o periélio será atingido pela Lua neste sábado (20), às 12h58 (horário de Brasília), quando ela estará a 0,9958 unidades astronômicas (UA) do Sol – algo em torno de 149,3 milhões de km.

Lua atinge o periélio antes do solstício de dezembro – entenda
Posição dos astros no céu no momento exato em que a Lua estará em seu ponto mais próximo do Sol, chamado periélio, neste sábado (20). Imagem: Solar System Scope

Leia mais:

Qual será o último planeta “visitado” pela Lua este ano?

Finalizando a “turnê” mensal de dezembro pelos planetas do Sistema Solar, a Lua visita Saturno no próximo sábado (27), em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica.

Segundo o InTheSky.org, isso acontece às 0h34. Como o par ficará visível entre 19h29, a 54° acima do horizonte noroeste, até 23h36, isso quer dizer que a conjunção será inobservável. No entanto, o momento de aproximação máxima entre os corpos, chamado appulse, será às 21h08, a 31º acima do horizonte oeste.

O que diferencia as duas expressões é que, embora o termo “conjunção” também seja utilizado popularmente para representar uma aproximação aparente entre dois astros, tecnicamente, a conjunção astronômica só ocorre no momento em que os dois objetos compartilham a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre).

Lua atinge o periélio antes do solstício de dezembro – entenda
Configuração do céu em 27 de dezembro, no momento de máxima aproximação entre Lua e Saturno. Crédito: Stellarium Web

A Lua brilha na constelação de Peixes em magnitude de -11.8, enquanto Saturno estará em Aquário, com 0.9 de magnitude. Quanto mais luminoso um objeto parece, menor é sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

O par não estará próximo o suficiente para caber no campo de visão de um telescópio, mas será facilmente visível a olho nu ou através de um par de binóculos. 

Em janeiro, o primeiro planeta a se “encontrar” com a Lua será Júpiter (3). Depois, será a vez de Saturno e Netuno no mesmo dia (23), encerrando novamente com Júpiter (30). Essa série de conjunções ocorre porque a Lua orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

Prepare-se para um verão um pouco diferente no Brasil

O verão começa oficialmente às 12h03 de domingo. E já chega com um recado dos meteorologistas: vai fazer mais calor do que o normal, enquanto a chuva deve ficar um pouco abaixo da média em boa parte do Brasil. 

Esse é o tipo de combinação que ajuda a explicar por que a estação tende a ser mais abafada e irregular. Saiba mais aqui.

O post Lua atinge o periélio antes do solstício de dezembro – entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment