Home Variedade Robô que resgatava soldado ucraniano resiste a ataque de drone; veja as imagens

Robô que resgatava soldado ucraniano resiste a ataque de drone; veja as imagens

by Fesouza
3 minutes read

A Ucrânia tem utilizado robôs controlados à distância para resgatar soldados feridos no campo de batalha e as máquinas estão realizando o trabalho com eficiência. Recentemente, um desses equipamentos salvou o militar e o protegeu de um ataque de drone lançado pela Rússia, como mostram as imagens divulgadas na segunda-feira (29).

De acordo com o 1º Batalhão Médico Independente da Ucrânia, responsável pela gravação, o soldado se feriu em um ataque anterior de aeronaves não tripuladas russas. Como ele não conseguia se mover, foi necessário colocar em ação o bot de evacuação de feridos, que se deslocou por cerca de 58 km para realizar a missão.

Resgate concluído com sucesso

Trafegando por territórios com grande presença das tropas de Moscou, durante a noite, o robô ucraniano chega até um grupo de soldados. Eles carregavam um homem que é colocado na cápsula blindada do bot, capaz de resistir a ataques de diferentes tipos de armas.

  • Na sequência, a solução robótica inicia a jornada de volta, até ser alvo de um ataque de drones, como mostram as imagens;
  • O vídeo exibe uma explosão acima do robô e, logo após, apresenta o homem que estava sendo transportado junto ao bot danificado;
  • Como relata o Business Insider, o soldado foi levado em segurança até a equipe médica, não sofrendo nenhum ferimento durante o último ataque, graças à proteção blindada, e passou por tratamento;
  • Já o robô de salvamento conseguiu continuar a missão mesmo danificado, encarando uma viagem que durou 3 horas e 25 minutos, se deslocando a uma velocidade média de 18 km/h.

Esses veículos robóticos não tripulados já eram utilizados em outros tipos de tarefas que colocam as forças humanas em risco, como o transporte de suprimentos e a remoção de minas. Eles também podem ser adaptados para atacar alvos russos, dependendo da necessidade.

Ultimamente, estão sendo empregados no resgate de soldados feridos, evitando que as equipes médicas se desloquem às áreas de confronto. Apesar das missões bem-sucedidas, os robôs devem passar por atualizações constantes e receber equipamentos de segurança, como cápsulas e gaiolas, para proteger os militares ucranianos dos enxames de drones russos.

Curtiu o conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.

You may also like

Leave a Comment