Quem convive com gatos sabe: por trás daquele olhar fofo e sonolento existe um caçador nato. Mesmo os bichanos que vivem dentro de casa mantêm instintos selvagens que vêm de milhares de anos de evolução. E, quando têm acesso à rua, esses instintos aparecem com força, principalmente na hora de perseguir pássaros, insetos e pequenos animais.
Mas por que isso acontece? E, mais importante, qual é o impacto desse comportamento na natureza? A ciência já investigou o assunto e os resultados chamam atenção. Se você quer entender por que os gatos são considerados grandes predadores de aves e o que especialistas dizem sobre isso, segue no artigo.
Por que gatos caçam tantos pássaros? O que diz a ciência

Os gatos domésticos (Felis catus) podem parecer dóceis, mas carregam no DNA o comportamento de seus ancestrais selvagens. Mesmo bem alimentados, eles caçam por instinto, não por fome. E esse hábito tem impacto direto na fauna, especialmente nas aves.
Um dos levantamentos mais conhecidos, publicado no Nature Communications, estimou que gatos domésticos e ferais matam entre 1,3 e 4 bilhões de pássaros por ano apenas nos Estados Unidos.
A pesquisa identificou que os gatos consomem mais de 2 mil espécies diferentes, o que representa cerca de 9% de todas as aves e 6% dos mamíferos do planeta; entre esses animais, quase 17% são classificados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como espécies em situação de “conservação preocupante”.
Além de consumirem um número muito maior de espécies do que se imaginava, os gatos domésticos com acesso livre às ruas não representam um impacto apenas em ilhas ou regiões isoladas; eles afetam praticamente todos os ecossistemas onde estão presentes. Mas a pergunta é: por que os gatos se tornaram um dos maiores predadores de pássaros?
Leia mais:
- Os benefícios de conviver com gatos, segundo a ciência
- Por que os gatos são considerados um mistério para a ciência?
- Por que gatos trazem bichos mortos para os tutores?
Por que os gatos ampliaram sua pressão sobre as populações de aves?
De acordo com análises publicadas pelo The Conversation e compartilhadas pela BBC, os gatos se tornaram alguns dos maiores predadores de pássaros do planeta porque reúnem características evolutivas extremamente eficientes para a caça.

Mesmo após milhares de anos de convivência com humanos, eles mantêm habilidades típicas de felinos selvagens: são silenciosos, rápidos, têm reflexos precisos e conseguem detectar movimentos mínimos, exatamente o tipo de estímulo que aves produzem ao se deslocar.
O material também destaca que os gatos caçam independentemente de estarem com fome, o que amplia drasticamente o impacto sobre a fauna. Além disso, eles são considerados “superpredadores introduzidos”.
Ou seja, não pertencem naturalmente a muitos ecossistemas, mas se adaptam com facilidade e acabam ocupando o topo da cadeia alimentar em áreas urbanas e rurais. Isso cria um desequilíbrio significativo, especialmente em regiões onde as aves não evoluíram com predadores terrestres.

Outro ponto levantado por especialistas citados pelo The Conversation é a presença global dos gatos. Eles estão espalhados por praticamente todos os continentes e ambientes, inclusive ilhas, onde as aves são ainda mais vulneráveis.
Essa combinação de instinto, presença ampla e ausência de predadores naturais faz com que os gatos tenham um impacto desproporcional na biodiversidade, especialmente entre as espécies de pássaros.
O post Por que gatos são grandes predadores de pássaros na natureza? apareceu primeiro em Olhar Digital.
