É do Brasil!
Em cerimônia realizada em Los Angeles neste domingo (11), o Globo de Ouro revelou os vencedores das premiações de 2026.
Em resumo:
- O filme brasileiro “O Agente Secreto” venceu a categoria Melhor Filme Internacional (ou melhor filme em língua não-inglesa).
- Essa foi a segunda vez que o Brasil levou esse prêmio: “Central do Brasil” conquistou em 1999.
- Wagner Moura levou o prêmio de Melhor Ator em Filme – Drama.
- O brasileiro concorria com nomes como: Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”), Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”).
- Em 2025, lembrando, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por “Ainda Estou Aqui”.
O Agente Secreto” ainda concorria como melhor filme dramático, mas perdeu para “Hamnet: A vida antes de Hamlet.
“Um filme sobre memória”
Durante seu discurso, em inglês, Wagner Moura agradeceu ao diretor Kléber Mendonça Filho: “você é um gênio e é meu irmão. E eu te agradeço por isso e por muitas outras coisas”. Na sequência, o ator explicou a mensagem de “O Agente Secreto”.
É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis.
Wagner Moura, durante o Globo de Ouro
Depois, em português, ele completou:
“E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Ao receber o prêmio de melhor filme em língua não-inglesa, o diretor Kleber Mendonça Filho começou seu discurso com um “Alô, Brasil!”. Depois, agradeceu parceiros, ao elenco e elogiou Wagner Moura: “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Essa combinação é explosiva”.
Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil.
Kleber Mendonça Filho, durante o Globo de Ouro

O Oscar vem aí?
O Olhar Digital conversou com a crítica de cinema Flávia Guerra, do podcast Plano Geral, que vota na premiação do Globo de Ouro.
Ela avalia que as escolhas foram bem acertadas para indicações e premiados. Segundo Flávia Guerra, “O Agente Secreto” era dado como um bom concorrente e tinha dois adversários principais: “Valor Sentimental”, da Noruega, e “A Voz de Hind Rajab”, da Tunísia.
Não estava fácil para a gente, não. Como três grandes concorrentes podem ter dividido bem a votação, a nossa margem de votos pode ter sido pequena, mas foi o suficiente para a justiça ser feita. “O Agente Secreto” é um filme incrível. É um filmaço. Como disse o Wagner, um filme sobre trauma, sobre memória. A gente tem camadas e camadas de traumas e silenciamentos nesse filme. Esse filme tem muitas camadas. É um filme que em nenhum momento fala de ditadura, mas fala. Dessa ditadura recente e de tantas outras. Como disse o Wagner, se a gente passa traumas, a gente também passa valores.
Flávia Guerra, em entrevista ao Olhar Digital
Mas e aí, será que vem Oscar para o Brasil?
- O evento será realizado em 15 de março de 2026. As votações para escolher os indicados começam nesta segunda-feira (12) e seguem vai até sexta (16). A lista final conheceremos no dia 22.
- A votação final do Oscar começa no dia 26 de fevereiro e vai até 5 de março.
A candidatura do Wagner Moura está praticamente garantida. A nossa também. Será que o Oscar é nosso? Ganhar o Oscar para ele será mais difícil porque vai juntar (com outros atores): tem Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke, Joel Edgerton, Michael B. Jordan. Quem vota na academia é gente que faz cinema. Quem vota no Globo de Ouro é gente como a gente: críticos, jornalistas que cobrem a área – quase 400 pessoas. No Oscar, são 10 mil pessoas. Tem se diversificado mais, mas a gente sabe que é um olhar mais centrado nos Estados Unidos.
Flávia Guerra, em entrevista ao Olhar Digital

O Agente Secreto
Para quem não viu, aqui vai um resuminho sem spoiler:
Em 1977, Marcelo trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Ele chega na capital pernambucana em plena semana do Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio.
O post O Oscar é logo ali! Wagner Moura e “O Agente Secreto” brilham no Globo de Ouro apareceu primeiro em Olhar Digital.
