Dois aeroportos do Brasil devem receber oficialmente um espaço para carros elétricos de decolagem e pouso vertical no futuro. Esses veículos são conhecidos pela sigla eVTOLs e mais frequentemente chamados de carros voadores.
A ação que tornou isso possível é uma parceria entre a concessionária PAX Aeroportos e a empresa de projetos em mobilidade aérea moderna UrbanV. A ideia é instalar nos próximos anos infraestruturas dos chamados “vertiportos” no país.
O Campo de Marte, em São Paulo, deve ser o primeiro aeroporto dessa parceria com um desses terminais. O local é visto como estratégico para atender uma possível alta demanda na região — inclusive cidades como Campinas e os aeroportos internacionais da cidade.
Além disso, ele já atua como uma espécie de laboratório de regulações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a categoria. O outro aeroporto contemplado deve ser o de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que também é administrado pela mesma concessionária.
Para além dos dois locais, a cidade paulista de São José dos Campos deve ser outra das pioneiras a ter uma dessas estruturas a partir de outra parceria.
O futuro dos eVTOLs
- A sigla eVTOL se refere em inglês a electrical Vertical Take-off and Landing, ou veículo elétrico de decolagem e pouco na vertical, em tradução livre;
- Esse tipo de veículo tem um sistema de propulsão similar a um drone de grandes proporções e lembra também um helicóptero em visual. Porém, esse tipo de projeto é chamado de “carro voador” pela proposta de transporte de poucas pessoas por vez e em ambientes urbanos;
- Várias startups já desenvolvem e até testam carros voadores para uso futuro, ainda com entraves tecnológicos e regulatórios que impedem o lançamento a curto prazo desse tipo de veículo;
- A ideia é que o serviço seja mais usado como uma espécie de táxi aéreo e menos como um produto de uso individual;
- Uma das companhias envolvidas no mercado é a Eve Air Mobility, uma startup montada dentro da brasileira Embraer. O voo inaugural não tripulado do modelo foi realizado no fim de 2025 e o objetivo é começar entregas a partir de 2027;
Quer comprar um carro elétrico e não sabe o que levar em conta antes de escolher um modelo? Confira esse guia do TecMundo!
