A civilização maia começou a se desenvolver por volta de 1800 a.C. e teve seu auge entre 250 d.C a 900 d.C. Estavam localizados na América Central em regiões que hoje pertencem ao México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Eram uma sociedade muito desenvolvida no campo das arte, matemática, astronomia e arquitetura. Uma de suas cidades é Nixtun-Ch’ich’ e encontra-se na atual Guatemala.
O local foi um dos assentamentos maia mais importantes da região. Mas é por causa de sua aparência que surge o mistério. A cidade possui o formato muito parecido com o de um crocodilo, mas não se sabe se essa peculiaridade é ou não intencional. Os pesquisadores acreditam se tratar de uma cidade planejada para favorecer a interação social e se compara a cidades modernas. Entretanto seu design ainda é uma dúvida.
Mapa de cidade maia que se parece com crocodilo [Imagem: Reprodução Timothy Pugh]
Leia mais!
Arqueólogos encontram evidência mais antiga de uso do calendário maiaCidade flutuante? Navio elétrico em formato de tartaruga marinha gigante possui 60 mil acomodaçõesPovos antigos espalhavam mercúrio em suas cidades
O crocodilo na cultura maia
Na cultura maia o crocodilo possui diversos significados. Eles acreditavam que Itzam Cab Ain, um crocodilo que encontrava-se flutuando no mar primordial, foi decapitado pelos deuses para dar origem à superfície do mundo. Os répteis também eram associados à renovação dos ciclos sazonais, à fertilidade e ao renascimento. Além disso, sua duologia de estar presente na terra e na água pode simbolizar sua conexão com o submundo e o terreno, o que pode explicar os muitos restos ósseos em situação de rituais em comunidades maias. Representações desses animais também podem ser observadas em monumentos e na arte maia.
A cidade também possui uma vala de norte a sul que corta a “cabeça” do crocodilo se assemelhando a história da criação do universo. Apesar da importância do animal na cultura maia e dessas semelhanças, não se pode afirmar com certeza que o layout da cidade é proposital. O formato pode ser mera coincidência segundo Timothy W. Pugh, autor de uma pesquisa sobre a cidade, em resposta a Newsweek. “Eu observei acima que a simetria bilateral pode ser evidência de que era para representar um crocodilo, mas talvez essa simetria – como manchas de tinta – faça com que pareça um crocodilo por acaso” aponta ele.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post A misteriosa cidade Maia em forma de crocodilo apareceu primeiro em Olhar Digital.