A misteriosa origem da domesticação dos gatos

Dois grandes estudos genéticos e arqueológicos estão reescrevendo a história da domesticação dos gatos.

Ao contrário da visão tradicional de que os felinos acompanharam os primeiros agricultores do Neolítico para a Europa, as novas evidências sugerem que os gatos domésticos vieram do Norte da África — especialmente da Tunísia — e só chegaram ao continente europeu milhares de anos depois, em ondas ligadas a contextos culturais e religiosos.

As investigações, lideradas respectivamente pelas universidades de Roma Tor Vergata e Exeter, analisaram milhares de ossos, genomas antigos e modernos, e evidências arqueológicas em centenas de sítios na Europa, Norte da África e Anatólia.

Enquanto a equipe italiana identificou a presença de gatos domesticados na Europa a partir do século I d.C., durante o Império Romano, o grupo britânico defende que os primeiros felinos domesticados chegaram já no início do primeiro milênio a.C., com registros na Grã-Bretanha durante a Idade do Ferro.

Leia mais

Novas descobertas revelam que a domesticação dos felinos foi muito mais cultural do que rural (Imagem: Magui RF/Shutterstock)

Gatos eram tratados como divindades

  • Ambos os estudos concordam que os gatos vieram em diferentes ondas, e que a Tunísia foi um centro importante de domesticação.
  • Essas migrações foram influenciadas por práticas culturais, comércio e crenças religiosas — mais do que pela simples convivência com humanos em ambientes agrícolas, como se pensava anteriormente.
  • Gatos eram associados a divindades no Egito (como Bastet), na Grécia e Roma (Diana e Ártemis) e até na mitologia nórdica (ligados à deusa Freya), o que pode ter incentivado sua translocação por meio de rotas religiosas e comerciais.

Miscigenação na Europa

As pesquisas também mostram que, ao chegarem à Europa, os gatos domésticos interagiram com populações nativas de gatos selvagens, levando à miscigenação, competição por recursos e, possivelmente, ao declínio dos gatos silvestres europeus a partir do primeiro milênio d.C.

Esses achados desafiam a narrativa estabelecida sobre a origem dos gatos domésticos na Europa e ressaltam como a dependência exclusiva de marcadores mitocondriais obscureceu aspectos essenciais dessa história.

Agora, com dados genéticos nucleares mais amplos, a história dos gatos se mostra mais recente, mais complexa — e profundamente conectada às culturas humanas que os adotaram, veneraram e dispersaram pelo mundo.

Adoração religiosa ajudou os gatos a conquistarem o Velho Continente – Imagem: Svetlana Rey / Shutterstock

O post A misteriosa origem da domesticação dos gatos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quais as principais estreias no cinema em janeiro de 2026?

Internet lenta? Veja como descobrir se seu vizinho está usando seu Wi-Fi

AO VIVO: assista ao sorteio da Mega da Virada 2025