Assim como a Microsoft vem apostando forte na estratégia multiplataformas (que, inclusive, vem rendendo bons frutos para a empresa), a Sony pode estar indo pelo mesmo caminho. Segundo uma vaga de emprego publicada recentemente, a PlayStation está buscando um diretor sênior para gerenciar lançamentos de jogos em plataformas como Xbox, Nintendo Switch 2, PC e dispositivos móveis.
A descrição da vaga sugere que a Sony pretende otimizar a rentabilidade dos jogos da PS Studios fora do ecossistema da PlayStation. O profissional escolhido para a empreitada liderará uma equipe responsável por ports e pela gestão de parcerias com outras plataformas digitais.
Nos últimos anos, a PlayStation tem reduzido o intervalo entre o lançamento de seus jogos no PC. Helldivers 2, por exemplo, será o primeiro exclusivo da Sony a chegar ao Xbox Series — reforçando essa tendência de maior abertura na questão de multiplataformas.
Enquanto isso, a Microsoft também tem flexibilizado sua estratégia e levado suas principais franquias, como Indiana Jones e Hi-Fi Rush, à concorrência — com Forza Horizon 5 sendo o título mais vendido do PS5 em 2025, inclusive.
Possível abordagem multiplataformas da PlayStation pode não ter agradado alguns fãs
O fato é que a vaga de emprego na Sony tem gerado reações diferentes entre criadores de conteúdo — e dividindo opiniões entre os fãs em debates acalorados nas redes sociais. Influenciadores como Zuby_Tech anunciaram publicamente que deixarão de focar na PlayStation, passando a priorizar o PC em seus conteúdos.
A situação lembra o cenário pós-aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, quando fãs do Xbox também protestaram contra a expansão para plataformas concorrentes. A discussão sobre o fim das exclusividades segue ganhando cada vez mais força no mercado.
Por outro lado, há quem vê a estratégia com bons olhos. No ResetEra, Shinobi602, um perfil bastante conhecido no X por compartilhar informações e opiniões sobre a indústria de games, disse que “as pessoas estão realmente se empolgando com essa vaga de emprego”.
Por si só, essa provavelmente é uma avaliação precisa, dada a rapidez com que muitos começaram a especular que jogos como Marvel’s Spider-Man ou God of War poderiam estar a caminho do Xbox. No entanto, Shinobi602 esclareceu seu ponto de vista sobre essa possibilidade.
“Ainda acho que provavelmente é seguro presumir que a Sony está relaxando um pouco em relação à exclusividade. Jogos de serviço serão lançados posteriormente no Xbox, se fizerem sentido. Mais coisas como Lego Horizon e jogos spin-off menores podem chegar ao Switch, etc”.
Helldivers 2 é o primeiro game com selinho da PS Studios a chegar ao Xbox
Enquanto a Microsoft segue lançando seus principais exclusivos na concorrência, com Gears of War Reload sendo o próximo deles, a Sony também está preparada para dar um passo em direção à multiplaformas.
Helldivers 2 foi um dos grandes sucessos da Sony no PS5 e no PC em 2024 e agora também será lançado para Xbox Series X|S no dia 26 de agosto. A novidade é instigante para os fãs de videogames no geral, considerando que o shooter será o primeiro título com selinho da PS Studios a chegar ao Xbox.
Além disso, o diretor de Helldivers 2, Mikael Eriksson, confirmou que o jogo também contará com crossplay entre plataformas. “Sabemos que os jogadores pedem isso há bastante tempo e estamos muito animados em trazer ainda mais Helldivers para o nosso jogo”, celebrou.
Será que jogos multiplataformas são, de fato, a nova tendência para os próximos anos? O que você acha sobre isso? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!